Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Eleições de 1994

Respaldado pelo sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso foi o grande vitorioso nas eleições realizadas em 1994.

FHC usou o Plano Real como capital político para se eleger Presidente do Brasil em 1994*
FHC usou o Plano Real como capital político para se eleger Presidente do Brasil em 1994*
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O segundo processo eleitoral aberto e com votação direta depois do fim da ditadura civil-militar no Brasil ocorreu em 1994, e tinha como objetivo renovar os poderes executivos e legislativos, federais e estaduais, e tentar consolidar um processo de renovação institucional na sociedade brasileira, com base na democracia representativa.

Como foram realizadas no momento em que o Plano Real apresentava seus principais aspectos positivos, como o controle da inflação e o aumento da capacidade de compra da população, e ainda não se fazia sentir os negativos, como o aumento do desemprego e as falências, a principal figura que se beneficiou com a situação foi o antigo ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso (FHC).

Em uma chapa composta pelo seu partido, PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), e o PFL (Partido da Frente Liberal), FHC reuniu as forças políticas conservadoras do país para enfrentar principalmente o candidato de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva do PT (Partido dos Trabalhadores), que vinha fortalecido com o segundo lugar alcançado nas eleições anteriores de 1989. Os demais candidatos foram Enéas Carneiro (PRONA), Esperidião Amim (PPR), Leonel Brizola (PDT) e Orestes Quércia (PMDB).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o capital político alcançado com o Plano Real, FHC derrotou Lula já no primeiro turno das eleições, conseguindo 55% dos votos válidos contra 27% do candidato petista. Também foram eleitos governadores e deputados em todos os estados da união, além de ter havido uma renovação de dois terços na Câmara e Senado Federal.

Créditos da imagem: Agência Brasil

Por Tales Pinto
Graduado em História

Escritor do artigo
Escrito por: Tales dos Santos Pinto Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PINTO, Tales dos Santos. "Eleições de 1994"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/eleicoes-1994.htm. Acesso em 02 de novembro de 2024.

De estudante para estudante