Topo
pesquisar

República Dominicana

História da América

De colônia francesa à invasão dos Estados Unidos em 1916, a história da República Dominicana ficou marcada pelo difícil processo de independência.
PUBLICIDADE

Os espanhóis chegam à região da atual República Dominicana em 1492, quando ainda era habitada por indígenas aruaques e caraíbas. O lado oeste (atual Haiti) foi cedido à França em 1697 e, um século depois, toda a ilha passou ao controle francês.

Em 1814, a Espanha retomou o lado oeste. A independência desse território só veio a acontecer em 1821, quando, então, o país adotou o nome de Estado Independente do Haiti Espanhol.

Tropas do Haiti ocuparam o território entre os anos de 1822 e 1844 e, após a libertação, o país adotou o nome de República Dominicana. No ano de 1861, a região voltou a ser anexada à Espanha.

Somente quatro anos depois o país reconquistou sua independência. Ele foi ocupado pelos Estados Unidos entre os anos de 1916 e 1924. O general Trujillo governou o país como ditador entre os anos de 1930 e 1961.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foram realizadas eleições no ano seguinte e, depois de sete meses do novo governo, houve um golpe militar, o que gerou uma guerra civil que resultou na derrubada dos golpistas em 1965.

Nessa época, tropas norte-americanas e brasileiras ocuparam a região e, em 1966, houve novas eleições. Em 1981, ocorreu uma grande crise no abastecimento de energia do país e, em 1999, o governo iniciou a privatização da empresa de eletricidade.

Após quatro anos de negociações, o país assinou um acordo de livre comércio com a Comunidade do Caribe (Caricom), em 2000. No ano de 2003, ocorreu uma greve geral contra o aumento dos preços e os cortes de eletricidade.

Por Eliene Percília

Bandeira da República Dominicana
Bandeira da República Dominicana
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola