Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

História de El Salvador

Colonizada por espanhóis, El Salvador teve sua história marcada por conflitos, com a ação de guerrilheiros e esquadrões da morte.

Bandeira de El Salvador
Bandeira de El Salvador
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Até a chegada dos espanhóis em 1524, a região de El Salvador era habitada pelos índios pipil. Quando a colônia foi fixada, o território foi administrado como parte da capitania geral da Guatemala.

El Salvador tornou-se independente da Espanha em 1821, mas ainda continuava unida ao México. Somente em 1856, o país tornou-se, de fato, independente. Nos anos 60, o país vivenciou uma estabilidade política, após um período de ditadura e vários golpes de Estado.

A imigração de 300 mil salvadorenhos para Honduras gerou uma guerra entre os dois países e, apesar de o conflito ter chegado ao fim, a violência, não. O início da guerra civil ocorreu após a morte do defensor dos direitos humanos, o arcebispo Oscar Romero, em março de 1980.

No final da década de 1980, um quarto do território era dominado pelos guerrilheiros, e os esquadrões de morte agiam intensamente na região. Com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992, foi assinado um acordo de paz.

No término da década de 1990, o governou instituiu a abertura da economia, o que atraiu muitos investimentos, no entanto, o desemprego aumentou significativamente. Numa tentativa de estabilizar a economia, o governo implantou o dólar como segunda moeda circulante no país.

Por Eliene Percília

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "História de El Salvador"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-el-salvador.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante