Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Guerra em Fronda

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Guerra civil ocorrida na França entre 1648 e 1653, pouco antes da Guerra Franco-Espanhola de 1653-9, e alguns anos após a Guerra dos Trinta Anos.

Tópicos deste artigo

Antecedentes

Em 1642, morre o cardeal Richelieu e este é substituído pelo primeiro ministro Mazarino. Ao final da Guerra dos Trinta Anos, o país se encontrava totalmente arrasado, mas isso não impediu que o cardeal Mazarino determinasse novos impostos, fato que gerou grande revolta entre os parlamentares, a corte, a aristocracia e os comandantes do exército.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Guerra

Em 13 de maio de 1648, o parlamento se recusa a pagar os impostos e propõe alterações para limitar o poder do rei. Mazarino descontente com a atitude dos parlamentares ordena a prisão de todos eles.

Em 1650, houve um grande movimento comandado por Luis II que teve como objetivo derrubar Mazarino do poder. A rainha da Áustria, aliada de Mazarino, ordenou que seu exército prendesse Luis II e que acabasse com o movimento.

A vitória de Mazarino lhe devolveu o poder e com este obrigou o parlamento a obedecer a sua tirania. Em fevereiro de 1651, o parlamento de Paris exige que Mazarino deixe o poder e este se viu obrigado a exilar-se em Bruhl. O parlamento declara Luis XIV maior de idade e o coloca no poder.

Neste período ocorre a pior fase do conflito, pois Luis XIV luta contra os exércitos dos Países Baixos e da Espanha. Mazarino volta ao poder e este fortalece a monarquia enquanto Luis XIV estabelece o poder absoluto da realeza.

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Guerra em Fronda"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/guerra-fronda.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante