Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cerco de Calais

Cerco de Calais
Cerco de Calais
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A chamada Guerra dos Cem Anos (1337-1453) é uma das mais emblemáticas da história, sobretudo por envolver duas nações em processo de formação, na transição da Idade Média para a Idade Moderna: Inglaterra e França. Sabemos que esse longo conflito derivou de questões políticas advindas da morte de Carlos IV, rei da França, em 1328, o que implicou também a disputa por território, sobretudo a região de Flandres (Países Baixos), rica em produção de tecidos.

A primeira fase da Guerra dos Cem anos ocorreu de 1337 a 1348, quando foi interrompida pelos efeitos da Peste Negra. Nessa fase, o Cerco de Calais, associado à batalha de Crecy, foi a principal manobra militar da época.

Calais é uma cidade portuária situada no norte da França, no Estreito de Dover, no Canal da Mancha. É a cidade francesa mais próxima da Inglaterra. Desde a formação das duas nações, Calais sempre foi um ponto estratégico, tanto econômica quanto militarmente. Foi por esse motivo que ela foi o alvo da primeira grande manobra militar inglesa contra os franceses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 20 de novembro de 1346, o rei da Inglaterra, Eduardo III, organizou uma invasão do território francês a partir do porto de Calais. A invasão das esquadras britânicas foi tão rápida e devastadora que os soldados franceses não conseguiram oferecer resistência. Calais foi dominada completamente em um único dia. O então rei da França, Felipe VI – que havia sucedido Carlos IV –, preparou uma retaliação contra o exército de Eduardo III. Esse último deixou um destacamento de suas tropas em Calais e partiu para a cidade de Crecy com o restante dos soldados, sobretudo com o seu poderoso grupo de arqueiros.

Em Crecy, o exército francês foi massacrado pelas forças de Eduardo III. Felipe VI tentou, então, uma nova estratégia, deslocando outras tropas para Calais para retomar o domínio da cidade portuária. As batalhas pelo domínio da cidade seguiram pelo ano de 1347. A coroa francesa tentou de todas as formas retomar seu ponto estratégico, mas foi sucessivamente repelidas pelos ingleses, que conseguiram manter o cerco.

As derrotas francesas para a Inglaterra marcaram os primeiros anos da Guerra dos Cem Anos, que só teve freio em virtude da Peste Negra, fato que forçou uma pausa de oito anos (1348-1356) no conflito.


Por Me. Cláudio Fernandes

Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Cerco de Calais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/cerco-calais.htm. Acesso em 19 de novembro de 2024.

De estudante para estudante