Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Você reclama algo ou de algo?

Em se tratando do contexto em que for empregado, o verbo reclamar obedece a regências diferentes
Em se tratando do contexto em que for empregado, o verbo reclamar obedece a regências diferentes
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Parece que estamos diante de uma circunstância tão corriqueira, tão trivial, não é verdade? Claro, são muitas as reclamações que temos a fazer: reclamamos contra o caos no trânsito, as elevações nos preços das mercadorias, a demora no atendimento, enfim, várias são as reclamações. Mas, como nosso objetivo tem um fim em si mesmo, deixemos a problemática de lado, e partamos para o que realmente nos interessa:

O verbo reclamar obedece à qual regência? Reclamamos algo ou de algo?

Eis que estamos diante de um fato linguístico, ora expresso pela relação existente entre os verbos e seus complementos que, por sua vez, diz respeito ao uso ou não da preposição. Em razão disso, analisemos:

Reclamarmos de algo é o mesmo que nos queixarmos de algo. Nesse caso, temos que o verbo em evidência se classifica como transitivo indireto, o qual requer o uso da preposição. Como exemplo dessa natureza, citamos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A população reclamava do barulho constante.

Agora, caso disséssemos:

A população reclamava seus direitos.

O sentido que se atribui à ação verbal é o de exigir, reivindicar.

Nesse sentido, afirmamos que o verbo em questão se classifica como transitivo direto, dispensando, portanto, o emprego da preposição. 

E mais: dependendo do contexto em que estiver empregado, o verbo reclamar poderá também ser intransitivo, ou seja, possuir sentido por si só e dispensar qualquer tipo de complemento, tal qual expresso por meio do seguinte exemplo:

Todos reclamaram bastante.

Mediante tais pressupostos, podemos reclamar sempre que necessário, mas que façamos isso de forma adequada, principalmente em se tratando de aspectos relacionados à gramática.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Escritor do artigo
Escrito por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Você reclama algo ou de algo? "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/voce-reclama-algo-ou-algo.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante