Topo
pesquisar

Você reclama algo ou de algo?

Gramática

PUBLICIDADE

Parece que estamos diante de uma circunstância tão corriqueira, tão trivial, não é verdade? Claro, são muitas as reclamações que temos a fazer: reclamamos contra o caos no trânsito, as elevações nos preços das mercadorias, a demora no atendimento, enfim, várias são as reclamações. Mas, como nosso objetivo tem um fim em si mesmo, deixemos a problemática de lado, e partamos para o que realmente nos interessa:

O verbo reclamar obedece à qual regência? Reclamamos algo ou de algo?

Eis que estamos diante de um fato linguístico, ora expresso pela relação existente entre os verbos e seus complementos que, por sua vez, diz respeito ao uso ou não da preposição. Em razão disso, analisemos:

Reclamarmos de algo é o mesmo que nos queixarmos de algo. Nesse caso, temos que o verbo em evidência se classifica como transitivo indireto, o qual requer o uso da preposição. Como exemplo dessa natureza, citamos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A população reclamava do barulho constante.

Agora, caso disséssemos:

A população reclamava seus direitos.

O sentido que se atribui à ação verbal é o de exigir, reivindicar.

Nesse sentido, afirmamos que o verbo em questão se classifica como transitivo direto, dispensando, portanto, o emprego da preposição. 

E mais: dependendo do contexto em que estiver empregado, o verbo reclamar poderá também ser intransitivo, ou seja, possuir sentido por si só e dispensar qualquer tipo de complemento, tal qual expresso por meio do seguinte exemplo:

Todos reclamaram bastante.

Mediante tais pressupostos, podemos reclamar sempre que necessário, mas que façamos isso de forma adequada, principalmente em se tratando de aspectos relacionados à gramática.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Em se tratando do contexto em que for empregado, o verbo reclamar obedece a regências diferentes
Em se tratando do contexto em que for empregado, o verbo reclamar obedece a regências diferentes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Você reclama algo ou de algo? "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/voce-reclama-algo-ou-algo.htm. Acesso em 15 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola