PUBLICIDADE
Analisemos, primeiramente, os enunciados em questão, atendo-nos ao termo ora destacado:
A população estava alerta, pois havia risco de inundação.
Todos olhavam alerta para as manobras arriscadas do piloto.
O alerta já foi dado pelo corpo de bombeiros, pois há áreas que oferecem perigo aos banhistas.
No primeiro enunciado, defrontamo-nos com um adjetivo, haja vista que ele confere uma característica ao substantivo “população”. Nesse sentido, retomemos as particularidades relativas às classes gramaticais – tendo em vista a possibilidade de serem passíveis de flexão ou não. Como se trata de um adjetivo, esse concorda com o substantivo, no caso em questão, em gênero e número: alerta – feminino/ população – singular.
No segundo exemplo constatamos que se tata de um advérbio, pois o termo “alerta” está indicando a circunstância em que se encontra o verbo “olhavam”. Partindo desse princípio, temos que ele permanece invariável, tendo em vista suas reais características.
No terceiro enunciado, notamos que o termo em questão se caracteriza como um substantivo, ora denotando “aviso”, “comunicado”, portanto, perfeitamente passível de flexão. Poderíamos dizer que “os alertas já foram dados pelo corpo de bombeiros, pois há áreas que oferecem perigos aos banhistas”. Assim sendo, estaríamos fazendo a devida concordância entre o verbo e o substantivo.
Mediante tais pressupostos, o que podemos inferir é que a flexão ou não do termo em estudo depende única e exclusivamente do contexto em que ele se encontra empregado.
Dessa forma, compartilhamos com mais uma particularidade que norteia os fatos linguísticos.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola