Topo
pesquisar

Ecomalthusianos

Geografia

Os ecomalthusianos defendem a teoria de que o crescimento populacional exagerado pode gerar problemas ambientais.
Teoria ecomalthusiana de preservação ambiental X população
Teoria ecomalthusiana de preservação ambiental X população
PUBLICIDADE

A teoria malthusiana, criada no século 18 por Thomas Malthus, relatava que o crescimento populacional sempre iria ser maior do que a capacidade humana de produzir alimentos, ou seja, o crescimento desgovernado da população cresceria em progressão geométrica e a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética, ou seja, a quantidade de alimentos produzidos no mundo não seria suficiente para a população.     

Essa teoria é bastante questionada em face da capacidade tecnológica que o ser humano adquiriu na produção de alimentos, sendo capaz de produzir a quantidade necessária para o consumo.

Na atualidade, essa teoria tomou outros rumos e surgiram novos pensadores sobre a teoria populacional e sua relação com a teoria malthusiana. Os ecomalthusianos surgiram no final do século 20 com a teoria de que o crescimento populacional exagerado pressionava os recursos naturais, podendo representar riscos para um futuro próximo em razão dos impactos ambientais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa teoria, reformulada na problemática ambiental, defende o desenvolvimento sustentável com o menor impacto ambiental possível. Esse pensamento tenta conscientizar que os recursos naturais são esgotáveis, ou seja, vão acabar um dia, e que a população não faz o suficiente para preservá-los.

Além disso, esses recursos naturais podem não suprir a necessidade humana no futuro, podendo ocasionar problemas para a sociedade. 

Também é incluído nessa teoria o problema do consumo exagerado dos países e a relação desse consumo nos locais desenvolvidos, além do exagerado processo de desmatamento que vem ocorrendo em áreas de extensas florestas nos países em desenvolvimento e o alto índice de natalidade dos países mais pobres.


Por Suelen Alonso
Mestre em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALONSO, Suelen. "Ecomalthusianos"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/ecomalthusianos.htm>. Acesso em 15 de dezembro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola