PUBLICIDADE
Na parte noroeste do País de Gales, no Reino Unido, encontra-se aquela que é atualmente considerada a cidade com o nome mais longo (e impronunciável) do mundo: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. É isso mesmo, não se trata de um erro de digitação! O gigantesco nome – com registro até no Guiness Book – tem significado e quer dizer: “Igreja de Santa Maria no fundo do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”.
Realizar a pronúncia de um nome como esse, para nós que não dominamos a língua inglesa e não conhecemos muito bem as pronúncias específicas do Galês, é praticamente impossível. Mas caso você queira tentar, é possível ouvir o seu nome clicando aqui. No Youtube também podem ser encontrados vídeos de pessoas que conseguiram essa façanha.
A cidade galesa, localizada na ilha de Anglesey, possui cerca de três mil habitantes, e muitos fazem abreviações na hora de pronunciar o seu nome, chamando-a por “Llanfairpwll” ou até “Llanfair PG”. Nos mapas costuma aparecer a inscrição “Llanfair Pwllgwyngyll”, um nome ainda assim complicado de ler e falar. Em razão de suas belezas locais e de sua peculiaridade linguística, a cidade apresenta um bom potencial turístico.
E – acredite! – a cidade tem um time de futebol que se chama “Clwb Pel Droed Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch Football Club”!
Escudo oficial do Clwb Llanfair F.C.
Para piorar, Llanfair PG possui os seus concorrentes para o título de cidade com nome mais comprido do mundo. Um lugarejo também situado no País de Gales modificou o seu nome para “Gorsafawddacha'idraigodanheddogleddollônpenrhynareurdraethceredigion”, mas, em 2006, voltou para o seu nome antigo, “Golf Halt”, para o alívio de muitos.
A cidade de Bangkok, por sua vez, reclama ter ela o nome mais comprido, uma vez que sua denominação oficial, bem mais longa, é: “Krungthepmahanakhon Amonrattanakosin Mahintharayutthaya Mahadilokphop Noppharatratchaniburiron Udomratchaniwetmahasathan Amonphimanawatansathit Sakkathattiyawitsanukamprasit”, que significa: “As bordas do lugar onde Tamatea, o homem com os joelhos grandes, que escorregou e engoliu montanhas, para explorar estas terras, que é conhecido como o comedor de terras, tocou sua flauta para a própria amada”. É um verdadeiro texto!
No Brasil, por sorte, as cidades com os maiores nomes não chegam nem perto disso. “São José do Vale do Rio Preto”, no Rio de Janeiro, é quem detém o título nacional. Mas o país ainda conta com nomes curiosos e de difícil pronúncia, como Caraguatatuba, Itaquaquecetuba e Pindamonhangaba, todas essas situadas no interior de São Paulo.
Por Me. Rodolfo Alves Pena