PUBLICIDADE
Quem nunca presenciou um aluno dizendo que não entendeu a explicação dada pelo professor e o restante da turma soltar aquele “dar”, chamar o colega de burro, sonso, lerdo, pastel, e outros apelidos causando humilhação ao mesmo?
São tantos os conteúdos escolares a serem aprendidos que muitas vezes os alunos deixam passar em branco o esclarecimento de algumas dúvidas. Outras vezes, por sofrerem tais abusos, sentem vergonha de mostrar ao professor que não entendeu as explicações e levam as dúvidas para casa, ficando com os estudos prejudicados.
As relações dentro de uma instituição educativa devem ser pautadas pelo respeito ao próximo, consideração e companheirismo, por toda a comunidade escolar, desde direção da escola até alunos, pais e outros profissionais que trabalham no ambiente.
Mas como resolver o problema das dúvidas, a fim de que não se embolem na cabeça e atrapalhem o rendimento escolar?
- Esqueça a vergonha, pois escola é lugar de aprender. Se a turma costuma fazer pequenas gozações com quem está interessado na aula, é melhor você deixar os insultos de lado, não dar ouvido para os mesmos e ir em frente com sua aprendizagem.
- Ignorar o problema pode ser uma ótima alternativa, pois quem faz a brincadeira desiste da mesma ao ver que o colega não se importa.
- Caso as ofensas persistam, converse com seus pais, pedindo que entrem em contato com a coordenação da escola, a fim de buscar uma solução.
- Na sala de aula, frente ao professor, manifeste que não compreendeu a matéria com firmeza, e não dê ouvidos para as gracinhas.
- Os professores também são responsáveis pelos hábitos dentro de sala de aula. Se forem permissivos com esse tipo de brincadeira, as mesmas sempre acontecerão, porém, se repreenderem, o problema acabará rapidamente.
- Não deixe que a vergonha ou a insegurança tome conta de você. Como aluno, você tem o direito de aproveitar ao máximo das aulas, esclarecendo com os professores qualquer assunto que não tenha compreendido bem.
- Caso passe alguma dúvida, você poderá procurar os professores no horário de intervalo, a fim de esclarecê-la, ou ainda conversar com os mesmos sobre as gozações que acontecem na sala de aula, a fim de que tomem atitudes mais sérias, que exijam respeito.
- Fique atento para as formas de constrangimento a que tem sofrido, pois xingamentos, apelidos e agressões físicas são considerados bullying, agressões que atingem a integridade e a confiança de quem as sofre. Praticar bullying é um ato de violência, previsto nas leis criminais.
- Busque sempre o apoio de sua família e da direção da escola, você não está sozinho nesse barco e deve ser tratado com o mesmo respeito que os outros.
- Caso o problema persista, é melhor pedir para mudar de sala ou até mesmo de escola. Às vezes uma mudança de ambiente causa ótimos resultados para a vida do estudante.
O importante é encontrar espaço de segurança para esclarecer as dúvidas e agregar seus conhecimentos para se sair bem nas provas.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia