Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fly Fishing (Pesca com mosca)

Fly Fishing é a expressão em inglês para "Pesca com Mosca", uma das mais antigas formas de pesca no mundo.

O Fly Fishing é uma das mais antigas formas de pesca do mundo.
O Fly Fishing é uma das mais antigas formas de pesca do mundo.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A International Game Fish Association (IGFA), criada em 1939, é a organização responsável pela homologação de recordes mundiais de pesca esportiva, bem como de também impor limites e regras para que esses recordes possam ser homologados (FLY Online).
Além disso, a IGFA também se preocupa muito com os problemas ambientais que estão prejudicando populações de peixes no mundo todo. Os recordes de fly fishing são divididos em água salgada e água doce, além de também possuírem regras diferentes da pesca convencional. Essas regras são as seguintes:

REGRAS DE EQUIPAMENTOS

  • Linha e Backing: Qualquer tipo de linha de fly e backing pode ser usado. A resistência de ambas não é restrita.
  • Líder: O líder deve estar de acordo com os costumes aceitáveis no fly fishing. Ele deve possuir um class tippet e, opcionalmente, um shock tippet. A parte de trás do líder (butt) e o taper também devem estar presentes. Não há restrição quanto aos materiais, resistência ou comprimento do butt e do taper do líder.
  • Class tippet: deve ser feito de material não metálico e atado diretamente ao anzol ou ao shock tippet. O class tippet é a parte mais fina do líder e é ele que vai determinar em que resistência de linha o peixe foi capturado. Ele deve ter no mínimo 38,10 cm (15 polegadas) de comprimento (somente o class tippet em si, tirando os nós). No caso de líderes cônicos (sem nós ou seções de linhas diferentes), os últimos 38,10 cm determinam a resistência do tippet. Não há limite máximo de comprimento para o class tippet.
  • Shock tippet: deve ter, no máximo, 30,48 cm (12 polegadas) de comprimento e deve ficar entre o class tippet e o fly (mosca). Ele pode ser feito de qualquer material e não há um limite de resistência. O shock tippet é medido do olho do anzol até a linha que forma o class tippet, incluindo todos os nós na conexão. No caso de se usar um fly com dois anzóis (tandem), a medida do shock tippet deverá começar no olho do anzol da frente.
  • Vara: A vara deve estar de acordo com os costumes aceitáveis no fly fishing. Ela não pode medir menos que 1,82 metros (6 pés), e o fighting butt, também conhecido por extension butt, não pode medir mais que 15,24 cm (6 polegadas). Não há limite quanto ao número de seções ou material. Qualquer vara que ofereça uma vantagem muito grande ao pescador será desqualificada.
  • Carretilha: A carretilha deve ser feita unicamente para o fly fishing. Não há restrições quanto à razão de recolhimento ou tipo de freio, a não ser que eles ofereçam uma vantagem muito grande ao pescador. Carretilhas elétricas são proibidas.
  • Anzóis: Um fly (mosca) pode ser atado em um anzol simples ou duplo, ou ainda dois anzóis simples no modo tandem. O segundo anzol do modelo tandem não deve ultrapassar o comprimento do material usado para formar o fly, ou seja, ele não pode ficar atrás do fly. Ainda no modelo tandem, o olho dos dois anzóis devem ficar a no máximo 15,24 cm (6 polegadas) um do outro. As garatéias são proibidas.
  • Fly (Mosca): O fly deve estar de acordo com os costumes aceitáveis no fly fishing e deve pertencer a uma das seguintes categorias: streamer, bucktail, tube fly, wet, mosca seca, ninfa, popper e bug. O uso de qualquer outro tipo de isca, seja natural, seja artificial, é expressamente proibido. Somente um único fly é permitido, portanto, flies do tipo dropper são proibidos. O fato de uma isca poder ser arremessada com equipamento de fly não significa que ela seja uma isca válida para o fly fishing. Qualquer isca que seja desenhada para fisgar ou enganchar no peixe sem a intenção deste é expressamente proibida. Nenhum tipo de essência, seja natural, seja articial, pode ser usado em um fly.
  • Bicheiros e Puças: Os bicheiros e puças usados para embarcar peixes não devem exceder 2,44 m (8 pés) de comprimento, exceto quando estiver pescando em um local alto, distante da água. Somente nesse caso o uso de um bicheiro ou puça maior é permitido. O uso de um bicheiro destacável (flying gaff) é proibido. Somente um único gancho ou anzol é permitido por bicheiro. Arpões e lanças são proibidos. O bicheiro não pode ser amarrado a uma corda.

 

REGRAS DE PESCA

1 - O pescador deve arremessar, fisgar e lutar com o peixe sem a ajuda de ninguém. Nenhuma outra pessoa pode tocar em qualquer parte do equipamento durante a briga com o peixe, a não ser na hora de embarcá-lo. Nesse momento, alguém pode auxiliar o pescador segurando o líder para embarcar o peixe com um puça, bicheiro ou de outro modo.

2 - O arremesso e o recolhimento/trabalho do fly devem ser feitos de acordo com os costumes aceitáveis no fly fishing. O maior critério para o arremesso de fly é que a linha deve levar a isca, ao invés da isca levar a linha. Corricar um fly com um barco não é permitido. O barco deve estar parado tanto no momento do arremesso como durante o recolhimento do fly. O comprimento da linha entre a vara e o fly não deve ultrapassar 36,57 m (120 pés) no momento da fisgada.

3 - A partir do momento em que o peixe foi fisgado, o equipamento não pode ser modificado, a não ser com a adição de um extension butt na vara.

4 - No caso de um peixe atacar o fly e um outro peixe maior atacar e engolir o peixe fisgado, a captura será desqualificada.

5 - Uma ou mais pessoas podem auxiliar na hora de embarcar o peixe.

6 - As regras definidas para a pescaria e para os equipamentos deverão ser obedecidas até o momento da pesagem do peixe.

7 - É proibido colocar a vara em um suporte enquanto estiver lutando com o peixe.

8 - É proibido enganchar intencionalmente o anzol no corpo do peixe ou amarrá-lo de alguma forma.

9 - É proibido fazer ceva com a carne, pele, sangue ou qualquer outra parte de animais mamíferos.

10 - É proibido arrastar o peixe com o barco para locais muito rasos e que não permitam que ele nade naturalmente.

11 - É proibido amarrar a linha ou líder em alguma parte do barco ou qualquer outro objeto para auxiliar na briga com o peixe.

12 - Se o peixe escapar antes de ser embarcado e logo depois ser embarcado sem o anzol na boca, a captura será desqualificada.

13 - Se a vara quebrar durante a briga em um ponto que ofereça uma vantagem grande ao pescador, a captura será desqualificada.

14 - Se o peixe for fisgado em mais de uma linha, a captura será desqualificada.

15 - Mutilações ou ferimentos no peixe causados por outros peixes, mamíferos ou pela hélice do barco podem desqualificar a captura, dependendo da gravidade do ferimento. Ferimentos causados pela linha ou pelo líder e ferimentos em cicatrização não são considerados fatores para desqualificação da captura. Qualquer ferimento no peixe deve ser claramente mostrado e explicado em uma nota separada da aplicação de recorde.
Os recordes na categoria de fly fishing são divididos nas seguintes classes, de acordo com a resistência do class tippet usado:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Sistema métrico Sistema americano
1 kg 2 lb
2 kg 4 lb
3 kg 6 lb
4 kg 8 lb
6 kg 12 lb
8 kg 16 lb
10 kg 20 lb


Caso você pegue um peixe que suspeite ser recorde e decida enviar uma entrada de aplicação de recorde para a IGFA, você deverá cortar a linha de fly 3 cm acima do nó que a conecta ao líder. Você deverá enviar esse pequeno pedaço de linha de fly e todo o líder e o fly usado na captura do peixe à IGFA. Estes devem ser mantidos intactos e do modo que estavam na captura do peixe. Para mais informações de como proceder para dar entrada em um pedido de aplicação de recorde consulte o site da IGFA Brasil (http://www.igfa.com.br/) ou o site da IGFA americana (http://www.igfa.org/). Abaixo estão alguns exemplos de recordes de peixes que podem ser capturados no Brasil:

DOURADO (água doce)

Tippet Peso Local Data Pescador
1 kg (2 lb) Vago      
2 kg (4 lb)

4,87 kg
(10 lb 12 oz)

Rio Apa,
Paraguai
5, Nov, 1991 Walter W.
Fondrem, III
3 kg (6 lb) Vago      
4 kg (8 lb) Vago      
6 kg (12 lb) 7,03 kg
(15 lb 8 oz)

Rio Corrientes,
Argentina

24, Abr, 1999 Ed Rice
8 kg (16 lb) 7,80 kg
(17 lb 3 oz)
Rio Apa,
Paraguai

3, Nov, 1991
Alex M. Jernigan
10 kg (20 lb) Vago      

 

TUCUNARÉ-AÇU

 

Tippet Peso Local Data Pescador
1 kg (2 lb) 2,72 kg
(6lb 0 oz)
Rio Cinaruco,
Venezuela
5, Fev, 1986 Bert
Bookout
2 kg (4 lb) 5,90 kg
(13 lb 0 oz)
Rio Cinaruco,
Venezuela
19, Mar, 1986 Walter W.
Fondrem, III
3 kg (6 lb) 3,85 kg
(8 lb 8 oz)
Rio Paragua,
Venezuela
28, Mar, 1997 Dr. Scott
E. Swartz
4 kg (8 lb)  7,50 kg
(16 lb 5 oz)
Rio La Pica, Apure,
Venezuela
24, Fev, 1993 E.E. 'Tex'
Chandler
6 kg (12 lb) 7,70 kg
(16 lb 15 oz)
El Morichal, Rio Bita,
Colômbia
16, Abr, 1988

Warren
Brewster

8 kg (16 lb) 8,61 kg
(19 lb 0 oz)
Rio Pasimoni,
Venezuela
14, Nov, 1992

Elverton
E. Clark, Jr.

10 kg (20 lb) 11,56 kg
(25 lb 8 oz)
Rio Pasimoni,
Venezuela
10, Nov, 1992 Bert
Bookout

 

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Fly Fishing (Pesca com mosca)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/fly-fishing.htm. Acesso em 19 de setembro de 2024.

De estudante para estudante