Topo
pesquisar

Atletas brasileiros que conquistaram ouro em Olimpíadas

Educação Física

Os atletas brasileiros que conquistaram ouro em Olimpíadas foram prestigiados em suas conquistas, mas nem todos ficaram na nossa memória.
PUBLICIDADE

Apesar de não ser um país que tenha conquistado um número expressivo de medalhas em Jogos Olímpicos, o Brasil tem uma trajetória importante nesse evento. De um total de 108 medalhas, os brasileiros conseguiram conquistar 23 de ouro (o restante corresponde a 30 de prata e 55 de bronze), sendo a primeira de 1920, nas Olimpíadas da Antuérpia. Veja a relação de todas elas e dos respectivos atletas responsáveis pela conquista:

  • 1920: prova de tiro

Foi nas Olimpíadas da Antuérpia (Holanda), realizadas em 1920, que Guilherme Paraense (1884-1968) conquistou o primeiro ouro olímpico para o Brasil, em uma prova de tiros. Paraense era tenente do Exército Brasileiro e ficou em primeiro lugar na modalidade de tiro com pistola rápida.

  • 1952 e 1956: atletismo (salto triplo)

A segunda e a terceira medalha de ouro foram conquistadas pela mesma pessoa: Adhemar Ferreira da Silva. Ademar era representante do atletismo, e as duas medalhas de ouro vieram do êxito na prova de salto triplo. A primeira foi conquistada nos Jogos de Helsinque (Dinamarca), em 1952, e a segunda, nos Jogos de Melbourne, na Austrália, em 1956.

  • 1980: vela (tornado e 470)

Depois dos feitos de Adhemar, o Brasil ficou seis Olimpíadas sem ganhar medalha de ouro. Só em 1980 duas duplas de velejadores ganharam novamente medalhas de ouro para o Brasil. O fato ocorreu nos Jogos de Moscou, na então União Soviética. As duplas eram Eduardo Penido e Marcos Soares (modalidade 470) e Alexandre Welter e Lars Bjöhkström.

  • 1984: atletismo (800 metros)

Nos jogos seguintes, realizados em Los Angeles, Estados Unidos, foi a vez do velocista Joaquim Cruz conquistar mais um ouro olímpico para o Brasil no atletismo, na modalidade de 800 metros.

  • 1988: judô

Nos Jogos de Seul (Coreia do Sul), foi a vez do primeiro judoca brasileiro conquistar uma medalha de ouro. O feito foi realizado por Aurélio Miguel, que competiu na modalidade de -95 kg, isto é, meio-pesado.

  • 1992: judô e voleibol masculino

Nos Jogos de Barcelona (Espanha), novamente o judô trouxe uma medalha de ouro para o Brasil, dessa vez com Rogério Sampaio, na modalidade -65 kg. Além de Rogério, a seleção brasileira masculina de vôlei de quadra também ficou no topo do pódio. Os atletas titulares eram: Amauri, Pampa, Carlão, Douglas, Giovane, Janelson, Jorge Edson, Marcelo Negrão, Maurício, Paulão, Talmo e Tande.

  • 1996: vela (laser e Star) e vôlei de praia

Nas Olimpíadas de Atlanta, Estados Unidos, a vela e o vôlei novamente trouxeram medalhas de ouro para o Brasil. Na vela, os protagonistas foram Robert Scheidt, que navegou na modalidade laser, e a dupla Marcelo Ferreira e Torben Grael, na modalidade Star. No vôlei, prevaleceu a dupla feminina de vôlei de praia, Jaqueline Silva e Sandra Pires.

  • 2004: vela (laser e Star), hipismo, vólei de praia e voleibol masculino

Nos Jogos de Atenas, novamente Robert Scheidt, na modalidade laser, e a dupla Marcelo Ferreira e Torben Grael, na modalidade Star, conseguiram mais medalhas de ouro para o Brasil na vela. Além disso, tivemos também a conquista do ouro na modalidade de salto individual em hipismo por Rodrigo Pessoa; ouro também com a dupla masculina de vôlei de praia Emanuel Rego e Ricardo Alex Santos; e, por fim, ouro com a seleção masculina de vôlei de quadra, cuja equipe era constituída por: Anderson, André Nascimento, André Heller, Dante, Giba, Giovane, Gustavo, Maurício, Nalbert, Ricardo, Rodrigão e Sérgio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • 2004: Medalha Pierre de Coubertin para Vanderlei Cordeiro de Lima

Na mesma Olimpíada de Atenas, um fato curioso ocorreu com o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. Ele estava prestes a terminar a prova e conseguir o ouro para o Brasil, mas foi interrompido por Cornelius Horan, ex-padre irlandês que estava entre os expectadores. Vanderlei, atordoado, ainda conseguiu chegar em 3º e conquistar a medalha de bronze. Um tempo depois, o comitê olímpico concedeu a ele a maior honraria da organização: a Medalha Pierre de Coubertin.

  • 2008: atletismo, natação e voleibol feminino

Nos jogos seguintes, realizados em Pequim (China), foi a vez da seleção brasileira feminina de vôlei de quadra conquistar o ouro para o Brasil. A equipe era constituída por Carol, Fabi, Fabiana, Fofão, Jaqueline, Mari, Paula Pequeno, Sheilla, Sassá, Thaisa, Valeskinha e Walewska. Além dessa conquista, tivemos também o ouro do nadador César Cielo, na modalidade 50 metros livre, e da saltadora Maurren Maggi, na modalidade salto em distância.

César Cielo conquistou a medalha de ouro na modalidade 50 metros livre
César Cielo conquistou a medalha de ouro na modalidade 50 metros livre**

  • 2012: voleibol feminino, judô, ginástica (argolas)

Em 2012, nos Jogos de Londres (Inglaterra), novamente a seleção brasileira feminina de vôlei de quadra conseguiu o ouro. Dessa vez a equipe era composta por: Fabiana, Dani Lins, Paula Pequeno, Sheilla, Adenízia, Thaisa, Fernandinha, Jaqueline, Tandara, Natália, Fabi e Fernada Garay. Além dessa conquista, tivemos também o sucesso da judoca Sarah Meneses, que levou o ouro na modalidade ligeiro (-48 kg), e do ginasta Arthur Zanetti, que também ficou com o ouro na modalidade de argolas.

  • 2016: melhor desempenho

Nos jogos realizados no Rio de Janeiro (Brasil), os atletas nacionais tiveram o melhor desempenho da história. O Brasil conquistou sete medalhas de ouro com os seguintes atletas e esportes: Atletismo - Thiago Braz (Salto com vara); Boxe - Robson Conceição (Categoria até 60 Kg); Judô - Rafaela Silva (Categoria até 57 Kg); Vela - Martine Grael e Kahena Kunze (Classe 49er FX); Vôlei de praia - Alison e Bruno Schmidt; Vôlei MasculinoFutebol Masculino.

- Vôlei Masculino: William, Éder Carbonera, Wallace, Luiz Felipe, Evandro, Lucarelli, Bruno Rezende, Lucas, Sérgio Dutra, Maurício Borges, Douglas Souza e Maurício Souza.

- Futebol Masculino: Weverton (Gol), Zeca, Rodrigo Caio, Marquinhos, Douglas Santos, Walace, Renato Augusto, Neymar, Gabriel, Gabriel Jesus, Luan, Uilson (Gol), William, Luan Garcia, Rodrigo Dourado, Thiago Maia, Rafinha Alcântara e Felipe Anderson.

*Créditos da imagem: Shutterstock e lazyllama

**Créditos da imagem:  BrunoRosa e Shutterstock.com


Por Me. Cláudio Fernandes

O primeiro ouro olímpico que o Brasil conquistou foi em uma prova de tiros, em 1920 *
O primeiro ouro olímpico que o Brasil conquistou foi em uma prova de tiros, em 1920 *

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio; FRANCO, Giullya. "Atletas brasileiros que conquistaram ouro em Olimpíadas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/atletas-brasileiros-que-conquistaram-ouro-olimpiadas.htm. Acesso em 21 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola