Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma iniciativa que surgiu no Brasil, em 2014, e que estabelece esse mês como o de promoção da saúde mental, reforçando a necessidade do autocuidado.

Ilustração sobre saúde mental traz mulher regando a própria cabeça, que se apresenta cheia de flores. Texto: Janeiro Branco.
O Janeiro Branco é uma campanha que promove a importância da saúde mental.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Janeiro Branco é uma campanha nacional para promover a saúde mental da população. Realiza a conscientização sobre a importância do autocuidado com a saúde mental, alertando a todos de que ele é fundamental para uma melhor qualidade de vida. Além disso, a campanha informa as pessoas sobre onde e como procurar ajuda.

O Janeiro Branco também procura auxiliar as pessoas a conseguirem identificar sinais de alerta em relação à saúde mental. A campanha foi criada em 2014, em Minas Gerais, tornando-se referência no cuidado com a saúde mental em nosso país. Foi oficializada, em 2023, por meio da Lei nº 14.556.

Leia também: Setembro Amarelo — a campanha de prevenção ao suicídio

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Janeiro Branco

  • O Janeiro Branco busca promover a importância do cuidado com a saúde mental.

  • Procura conscientizar a população sobre o autocuidado com a saúde mental.

  • Além disso, informa a população sobre os sinais de alerta que devem ser considerados e como e onde procurar ajuda, caso seja necessário.

  • Foi criado em Minas Gerais, no ano de 2014.

  • Tornou-se referência no Brasil, sendo oficializado pela Lei nº 14.556.

O que é Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é uma campanha nacional de conscientização que busca reforçar a importância da saúde mental, alertando as pessoas sobre as questões emocionais e psíquicas como meio de garantir mais qualidade de vida a elas. É uma campanha que procura fortalecer iniciativas em relação aos cuidados da saúde mental, relatando a importância de se tratar doenças como a ansiedade, a depressão, o pânico, entre outras.

A campanha do Janeiro Branco foi criada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Ela ganhou importância, passando a ser adotada por profissionais da área em todo o país. Em 2023, o Janeiro Branco foi oficializado como uma iniciativa nacional de saúde, por meio da Lei nº 14.556/2023.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado de Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização que visa reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental, defendendo que esse cuidado garante bem-estar e qualidade de vida. Assim, busca-se incentivar as pessoas a procurarem ajuda especializada sempre que houver sinais de problemas relacionados à saúde mental.

Assim, o estresse, a ansiedade, a depressão, o pânico e outras doenças devem ser tratadas com seriedade e devem receber a mesma atenção que o nosso corpo. A campanha busca reforçar esse autocuidado, garantindo que as pessoas entendam os sinais de uma doença mental e saibam como buscar ajuda quando necessário.

A campanha objetiva conscientizar as pessoas a superarem tabus da saúde mental e a aplicarem os cuidados relacionados a ela.

Leia também: Quais são os sintomas da depressão?

Por que a cor branca foi escolhida para a campanha de janeiro?

A cor branca foi escolhida como símbolo dessa campanha de conscientização enquanto analogia. A cor branca foi pensada para representar um quadro branco ou uma página em branco porque a campanha procurar garantir a escrita de uma nova história na vida das pessoas, com maior atenção em relação à saúde mental.

o mês de janeiro foi escolhido porque, como é o mês que inicia o ano, é muito comum que as pessoas usem-no para dar início a novos planos, traçar novas estratégias e até operar uma mudança de comportamento. Sendo assim, a campanha foi pensada nesse período para incentivar as pessoas a iniciarem o ano cuidando de sua saúde mental.

Objetivos do Janeiro Branco

O Janeiro Branco foi criado para que as pessoas se conscientizem sobre as doenças que podem afetar nossas emoções e saúde mental. Essa conscientização busca incentivar as pessoas a se abrirem e a procurarem ajuda nesse âmbito, garantindo um tratamento adequado e melhorias em suas vidas.

Isso porque um dos motes da campanha é fazer com que as pessoas entendam que buscar ajuda é fundamental para que doenças da saúde mental não se agravem e gerem grandes consequências. Tão fundamental quanto ter consciência é saber como procurar ajuda, então, a campanha buscar fortalecer o acesso da população a esse tipo de informação.

Assim, como parte do Janeiro Branco, as iniciativas previstas são: palestras de conscientização em eventos públicos ou privados, realização de campanhas informativas para alcançar a população como um todo, além de incentivo aos diferentes meios da nossa sociedade para criarem hábitos e ambientes saudáveis.

Temas abordados no Janeiro Branco

Entre os temas abordados no Janeiro Branco, estão:

  • ansiedade;

  • depressão;

  • autoconhecimento e autocuidado;

  • Psicoterapia;

  • Psiquiatria;

  • importância de se abrir com profissionais;

  • estresse;

  • saúde mental e emocional;

  • saúde mental no trabalho;

  • suicídio;

  • autoestima etc.

Leia também: Dia Mundial da Saúde Mental

Frases sobre o Janeiro Branco

  • “Não sacrifique sua saúde mental por nada nesse mundo. Ninguém a merece.” (Swami Paatra Shankara)

  • “Uma boa saúde mental requer cuidado de janeiro a janeiro, amando a pessoa mais importante da sua vida: você!” (Srta. Wrobel)

Fontes

REDAÇÃO. Janeiro branco – a primeira meta é cuidar da gente mesmo! Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/janeiro-branco-2013-a-primeira-meta-e-cuidar-da-gente-mesmo

REDAÇÃO. Lei nº 14.556, de 25 de abril de 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14556.htm

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Janeiro Branco"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/janeiro-branco.htm. Acesso em 22 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante