Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A redescoberta da China

China

A cultura da China é bastante peculiar
A cultura da China é bastante peculiar
PUBLICIDADE

Datada como uma das mais antigas civilizações do mundo, a China passou por diversas transformações de âmbito social, político, econômico e cultural até chegar ao estado por nós hoje conhecido. Os primeiros relatos sobre a China de que se tem notícia estão datados entre 2.500 e 2.000 A.C. e fazem referência às regiões norte e central do atual território chinês.

Contando com uma história tão extensa, a civilização chinesa também é marcada por um intenso processo de migração e pela incorporação de outras civilizações. Seu sistema de crenças, filosofia, escrita e organização política são algumas das características que fazem da China uma cultura bastante peculiar. A partir daí, podemos entender o porquê das diferenças entre o povo chinês e, principalmente, a civilização ocidental.

Atualmente, novas pesquisas tentam reavaliar os documentos e relatos que fazem referência à história do povo chinês. Até o século passado, a trajetória do povo chinês era feita por historiadores oficiais que se limitavam a falar sobre a trajetória política das dinastias e governos que dominaram o país. Um dos temas mais recentes, por exemplo, discute as relações da China com outras culturas orientais como a coreana, japonesa e vietnamita.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nos últimos anos, o processo de globalização da economia proporcionou a ampliação do contato entre a China e as outras civilizações do planeta. Em 2008, a realização dos jogos olímpicos na cidade de Pequim serviu como uma nova oportunidade de diminuir essas “distâncias” entre os chineses e o restante do mundo. A China, mais do que uma antiga civilização, é um mundo ainda a ser descoberto.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

China - História - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "A redescoberta da China"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/china/a-redescoberta-china.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.