Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ônibus movido a hidrogênio

Ônibus brasileiro movido a hidrogênio
Ônibus brasileiro movido a hidrogênio
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Atualmente, há buscas constantes por meio de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias a favor do meio ambiente, seja devido ao público e sua exigência no mercado, seja por real preocupação ambiental. Independente das causas, é muito importante que o planeta seja preservado, principalmente quando relacionado ao aumento do efeito estufa e consequente aquecimento global, que ao se elevar, gera aceleração no processo de desertificação, derretimento das calotas polares, inundações nas cidades, perda do habitat de certos animais, dentre muitos outros.

O ônibus que funciona à base de hidrogênio é um dos avanços da ciência em prol da preservação do meio ambiente, sendo uma forma “limpa” de energia. São silenciosos, confortáveis e utilizam o elemento mais abundante do planeta, tendo como grande vantagem a liberação de vapor de água como resíduo da produção de energia a partir dele. Isso beneficia o planeta por diminuir a quantidade de gases poluentes emitidos (diminuir a poluição) e, por conseguinte, diminuir o efeito estufa.

O Brasil é um dos países que possui a tecnologia do ônibus a hidrogênio e foi o primeiro a construir um veículo desses na América Latina. Além disso, o ônibus brasileiro movido a hidrogênio é o único com tecnologia híbrida, na qual a eletricidade é uma segunda opção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Testes, experimentos e a incorporação de novos veículos e postos de hidrogênio serão feitos até 2011 em São Paulo e envolve vários parceiros, para então ser dissipado para outras cidades brasileiras.

O ônibus movido a hidrogênio utiliza sistemas automotivos de célula a combustível combinado com baterias, o que reduz o peso veicular e aumenta rendimento e eficiência no consumo. Há também um armazenamento de energia nas baterias, utilizadas quando o ônibus necessitar de maior potência. O ônibus comporta cerca de 60 pessoas e possui 12 metros de comprimento. O valor de cada veículo é de, aproximadamente, 250 mil reais e a estimativa de duração do motor é de 30 anos.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Ecologia - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LAY-ANG, Giorgia. "Ônibus movido a hidrogênio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/Onibus-movido-hidrogenio.htm. Acesso em 29 de junho de 2022.

De estudante para estudante


Qual a função da célula?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Qual o animal mais perigoso do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...