Ônibus movido a hidrogênio

Biologia

PUBLICIDADE

Atualmente, há buscas constantes por meio de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias a favor do meio ambiente, seja devido ao público e sua exigência no mercado, seja por real preocupação ambiental. Independente das causas, é muito importante que o planeta seja preservado, principalmente quando relacionado ao aumento do efeito estufa e consequente aquecimento global, que ao se elevar, gera aceleração no processo de desertificação, derretimento das calotas polares, inundações nas cidades, perda do habitat de certos animais, dentre muitos outros.

O ônibus que funciona à base de hidrogênio é um dos avanços da ciência em prol da preservação do meio ambiente, sendo uma forma “limpa” de energia. São silenciosos, confortáveis e utilizam o elemento mais abundante do planeta, tendo como grande vantagem a liberação de vapor de água como resíduo da produção de energia a partir dele. Isso beneficia o planeta por diminuir a quantidade de gases poluentes emitidos (diminuir a poluição) e, por conseguinte, diminuir o efeito estufa.

O Brasil é um dos países que possui a tecnologia do ônibus a hidrogênio e foi o primeiro a construir um veículo desses na América Latina. Além disso, o ônibus brasileiro movido a hidrogênio é o único com tecnologia híbrida, na qual a eletricidade é uma segunda opção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Testes, experimentos e a incorporação de novos veículos e postos de hidrogênio serão feitos até 2011 em São Paulo e envolve vários parceiros, para então ser dissipado para outras cidades brasileiras.

O ônibus movido a hidrogênio utiliza sistemas automotivos de célula a combustível combinado com baterias, o que reduz o peso veicular e aumenta rendimento e eficiência no consumo. Há também um armazenamento de energia nas baterias, utilizadas quando o ônibus necessitar de maior potência. O ônibus comporta cerca de 60 pessoas e possui 12 metros de comprimento. O valor de cada veículo é de, aproximadamente, 250 mil reais e a estimativa de duração do motor é de 30 anos.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Ecologia - Biologia - Brasil Escola

Ônibus brasileiro movido a hidrogênio
Ônibus brasileiro movido a hidrogênio

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LAY-ANG, Giorgia. "Ônibus movido a hidrogênio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/Onibus-movido-hidrogenio.htm. Acesso em 31 de outubro de 2020.