Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo

Biografia

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, jornalista brasileiro de muito prestígio
Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, jornalista brasileiro de muito prestígio
PUBLICIDADE

Histórico jornalista e empresário brasileiro nascido em Umbuzeiro, Paraíba, que se tornou dono de um império jornalístico, Os Diários Associados (1940-1980) constituído à base de interesses e compromissos políticos, e que e se notabilizou pela enorme influência que exerceu, por várias décadas, junto às altas esferas de decisão no Brasil (1940-1970). Diplomado pela Faculdade de Direito de Recife (1913), começou a trabalhar na imprensa ainda como estudante. Mudou-se (1917) para o Rio de Janeiro, passando a colaborar no Correio da Manhã. Foi redator-chefe do Jornal do Brasil (1919-1921) e advogado da Companhia Light and Power.

Comprou (1924) O Jornal, mais tarde órgão principal dos Diários Associados, uma poderosa empresa de comunicações construída à base de interesses e compromissos políticos, que chegou a publicar 34 jornais no país, além de possuir 36 estações de rádio, 18 de televisão, uma agência de notícias, várias revistas infantis e a Editora O Cruzeiro, com a revista semanal do mesmo nome, o periódico de maior circulação na América Latina. Foi Senador pelo Maranhão (1952-1957), mas renunciou ao mandato ao ser designado embaixador em Londres (1957-1960), no governo Kubitschek. Fundador do Museu de Arte de São Paulo, o Masp, escreveu vários livros e tornou-se imortal da Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira nº 37, e morreu em São Paulo.

Figura copiada do site INFOAMERICA:
http://www.infoamerica.org/

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem F - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/francisco-de-assis-chateaubriand.htm. Acesso em 21 de setembro de 2021.