PUBLICIDADE
Um torneio futebolístico de nome Copa Rei Fahd, foi criado em 1992, pela Arábia Saudita, a fim de homenagear o imperador desse país.
A ideia foi de convidar para o torneio, as oito seleções que participaram de competições continentais, trazendo-lhes o título de melhor time do continente, dando um caráter mundial ao evento.
Porém, a partir de 1997, a FIFA (Fédération Internationale de Football Association) assumiu o comando do campeonato, transformando-o em uma copa, a das confederações.
A disputa é realizada no ano que antecede a copa do mundo, servindo para aquecer os treinamentos dos times tidos como os favoritos, dando-lhes mais experiência e maior destreza.
O time da casa, ou seja, a África do Sul, entra na disputa como convidada, já que é dona da sede dos jogos da copa. Além desse, a Itália também entrou como convidada para o evento.
As oito equipes foram divididas em dois grupos (chamados de potes), sendo que equipes de uma mesma confederação não podem aparecer no mesmo grupo.
No grupo A estão as equipes da África do Sul, Iraque, Nova Zelândia e Espanha, enquanto que no grupo B aparecem os times que representam Estados Unidos, Itália, Brasil e Egito.
O início dos jogos está marcado para o dia 14 de junho, com o encerramento do campeonato previsto para 28 de junho, de onde sairá a equipe campeã, que chegará como favorita para vencer a copa do mundo de 2010.
Até hoje já foram realizados sete campeonatos e as equipes vencedoras são as seguintes: em 1992, Argentina; em 1995, Dinamarca; em 1997, Brasil; em 1999, México; em 2001, França; em 2003, França e em 2005, Brasil, com a inesquecível vitória sobre o time argentino.
A derrota para o Brasil acarretou um efeito bem indiscreto para os “los hermanos”. Um dos principais jornais do país, acostumado a criticar os jogadores brasileiros, rodou no dia seguinte uma publicação sem capa, aparecendo somente a frase “Desculpem pela nossa falha e até amanhã”.