Topo
pesquisar

Números quânticos

Química

PUBLICIDADE

Os Números quânticos se definem como códigos matemáticos associados à quantidade de energia do elétron. Através desses números podemos caracterizar um átomo.

Número quântico principal (n): se refere ao nível de energia em que os elétrons estão localizados, sendo que pode variar de 1 a 7, depende da camada em que se encontra. Essas camadas estão localizadas na eletrosfera atômica. Confira os valores de “n” na Tabela 1:


*Quantidade específica de elétrons para cada camada.

Número quântico secundário (ℓ): É referente aos subníveis (presentes nas camadas K, L, M...). Veja na Tabela 2 os valores de para cada subnível.



*Para cada subnível existe uma quantidade máxima de elétrons.

A distribuição eletrônica do átomo de Ouro (Au) nos ajudará com a interpretação das tabelas acima. Quais seriam os números quânticos para este átomo? Sabe-se que o número atômico é 79, utilizando o diagrama de Linus Pauling temos:



n = 6
ℓ = 2


De acordo com a Tabela 1, o número quântico principal (n) é 6, pois a última camada preenchida foi a P.

O número quântico secundário (ℓ) será 2, porque o último subnível a receber elétrons foi o d. Essa regra é referente à Tabela 2.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Números quânticos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/numeros-quanticos.htm>. Acesso em 26 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA