Topo
pesquisar

A Descoberta da Indução Eletromagnética

Física

A indução eletromagnética foi descoberta de forma independente por Michael Faraday e Joseph Henry em 1831.
A descoberta da indução magnética é, na maioria das vezes, atribuída a Faraday, isso se deve a demora de Henry em publicar seus resultados
A descoberta da indução magnética é, na maioria das vezes, atribuída a Faraday, isso se deve a demora de Henry em publicar seus resultados
PUBLICIDADE

A indução magnética é o nome que se dá ao fenômeno no qual um campo magnético variável produz num circuito uma corrente elétrica, chamada de corrente induzida. Esse fenômeno foi descoberto em 1831 por dois cientistas, Michael Faraday, na Inglaterra, e Joseph Henry, nos Estados Unidos, porém, de forma independente.

Estudos dizem que Henry foi o primeiro a descobrir o fenômeno, mas por não ter aprofundado nem publicado seus resultados por apresentar outros interesses na época, quando o fez, o reconhecimento da descoberta já havia sido atribuído a Faraday, que publicou um estudo muito mais detalhado um ano antes.

Michael Faraday dedicou muito tempo na realização de pesquisas. Utilizando uma barra de ferro onde havia duas bobinas enroladas, ele percebeu que, ao ligar ou desligar uma das bobinas na bateria, na outra passava uma corrente elétrica, além disso, essa corrente durava pouco tempo, ou seja, desaparecia em instantes.

Foi assim que Faraday percebeu que ao variar o campo magnético, ligando ou desligando a bobina, surgia uma corrente elétrica na outra bobina, que é chamada de corrente induzida. Depois dessa descoberta, ele ainda realizou vários estudos até formular a lei que hoje recebe seu nome, a Lei de Faraday.


Por Nathan Augusto
​Graduado em Física
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERREIRA, Nathan Augusto. "A Descoberta da Indução Eletromagnética"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-descoberta-inducao-eletromagnetica.htm>. Acesso em 22 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA