Topo
pesquisar

Urticária

Doenças e patologias

A urticária é uma reação na pele considerada comum, que causa lesões acompanhadas ou não de ardência, coceira intensa e inchaço.
PUBLICIDADE

A urticária é uma reação não contagiosa da pele que se caracteriza pelo aparecimento de manchas vermelhas, que podem inchar e coçar bastante. Algumas pessoas podem apresentar ardência e ferroadas nas lesões. É uma doença de pele frequente: 15% a 20% das pessoas já apresentaram um episódio de urticária na vida. Quem possui histórico de alergia respiratória e de pele tem maior tendência a apresentar urticária.

As lesões provocadas pela urticária podem ou não ser localizadas, e são classificadas, de acordo com o tempo de sua evolução, em urticária aguda (inferior a seis semanas) ou urticária crônica (superior a seis semanas). A urticária aguda pode ser provocada por intolerâncias alimentares ou medicamentos, enquanto que as causas da urticária crônica são bem mais difíceis de serem definidas e podem causar algumas consequências para o paciente, como fadiga, insônia, isolamento social, dificuldades emocionais e sexuais.

Nos casos em que há inchaço das vias respiratórias, a urticária pode ser tornar grave, pois esse inchaço leva a um edema de glote, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade para respirar. Quando isso ocorre, é necessário que se procure um médico o quanto antes.

Por vezes não é possível determinar qual a causa da urticária, mas muitas vezes ela pode ser provocada por fatores como:

  • Picadas de insetos;
  • Verminoses;
  • Infecções causadas por bactérias, vírus ou fungos;
  • Pólen, poeira, inseticidas, etc.;
  • Agentes físicos, como frio, calor, pressão e luz;
  • Alimentos, como ovo, frutos do mar;
  • Corantes, conservantes, aromatizantes;
  • Medicamentos;
  • Doenças sistêmicas como disfunção da tireoide;
  • Fatores emocionais.

O diagnóstico da urticária é feito observando-se as lesões na pele, mas o médico pode pedir exames adicionais para verificar o que está desencadeando a urticária. Em alguns casos, o médico pode optar por fazer a biópsia do tecido de uma lesão para verificar se há alguma doença dermatológica.

O tratamento da urticária se faz a partir de medicamentos anti-histamínicos que agem bloqueando os receptores de histamina, uma das substâncias responsáveis pelos sintomas da urticária. Esses medicamentos podem ser orais ou tópicos, visando sempre aliviar os sintomas da urticária.

A melhor forma de prevenção da urticária é descobrir qual é o seu agente causador, para, depois, evitá-lo.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Urticária"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/doencas/urticaria.htm>. Acesso em 02 de dezembro de 2016.

A despigmentação de pelos pode ocorrer em alguns portadores de vitiligo
Doenças e patologias Vitiligo
Características da hanseníase e os bacilos de Hansen
Doenças e patologias Hanseníase
A coceira também pode ser ativada pela mente. Basta ver os outros se coçando para começarmos a nos coçar
Doenças e patologias Prurido
A psoríase é uma doença dermatológica crônica não transmissível
Doenças e patologias Psoríase
Impetigo bolhoso e impetigo comum, respectivamente
Doenças e patologias Impetigo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA