O Segundo Reinado foi um período da história do Brasil que se estendeu de 1840 a 1889, sendo marcado pelo reinado de D. Pedro II. Durante esse tempo, o Brasil passou por diversas transformações políticas, culturais e econômicas.
No aspecto político, o Segundo Reinado foi caracterizado pela centralização do poder nas mãos do imperador, que governava de forma autoritária, mas também conciliadora. O país vivenciou movimentos de oposição, como a Revolução Praieira e a Questão Christie, que questionavam o sistema monárquico.
Na área econômica, o Brasil passou por um processo de industrialização e modernização, sendo impulsionado principalmente pelo café, que se tornou o principal produto de exportação do país. Foi nesse período que surgiram as primeiras ferrovias e telefones no Brasil.
Culturalmente, o Segundo Reinado foi marcado pelo Romantismo, com a consolidação de escritores como Machado de Assis e José de Alencar, que abordavam temas como a vida urbana e as contradições sociais do país.
O fim do Segundo Reinado ocorreu em 1889, com a Proclamação da República, que resultou na queda da monarquia e na instauração do regime republicano no Brasil.