O modo subjuntivo é uma forma verbal que indica, principalmente, o modo de representação de um fato como possível, duvidoso, incerto, desejado, pedido, ordenado, previsto ou suposto. Ele é usado para expressar fatos que indicam um certo grau de incerteza, probabilidade ou desejo por parte do falante.
No português, o modo subjuntivo é utilizado principalmente em orações subordinadas, nas quais a ação expressa na oração principal depende da ação expressa na oração subordinada. Ele pode ser utilizado em diversos tempos verbais, como presente, pretérito imperfeito, pretérito perfeito, entre outros.
Em relação à conjugação dos verbos no modo subjuntivo, é importante observar as terminações específicas para cada conjugação verbal. Por exemplo, no presente do subjuntivo, as terminações são: -e, -es, -e, -emos, -eis, -em. Já no pretérito imperfeito do subjuntivo, as terminações são: -asse, -asses, -asse, -ássemos, -ásseis, -assem.
É fundamental lembrar que o modo subjuntivo está presente em diversos contextos da comunicação escrita e falada, por isso é importante compreender seu uso e suas formas de conjugação para uma comunicação eficaz em língua portuguesa.