Por Jamili Lopes Domingos
1 anoComo a dualidade onda partícula afeta a forma como enxergamos o mundo ao nosso redor ao mundo?
Participe da discussão! Sua resposta aparecerá ao final de todas as respostas.
Resposta de Iara - Inteligência artificial
Resposta de LordCrescido Junior
A dualidade onda-partícula afeta a forma como enxergamos o mundo ao nosso redor, pois sugere que tanto partículas como ondas podem se comportar de maneira semelhante em certas situações. Isso vai contra a visão clássica de que as partículas são "coisas sólidas" e as ondas são fenômenos puramente energéticos.
Por exemplo, no experimento da dupla fenda, quando partículas como elétrons são disparadas em direção a duas fendas, elas criam um padrão de interferência como o esperado para ondas. Isso indica que os elétrons também têm características ondulatórias, como frequência de onda e comprimento de onda.
Essa dualidade afeta a forma como concebemos a realidade, pois nos força a repensar a natureza fundamental
Resposta de Heitor de Abreu Carvalho
Apesar de se tratar de um conceito físico, a implicação que esta constatação da física moderna abre portas para diversas linhas de raciocínio. Mas, de maneira prática, esta dualidade é o que permite a construção de computadores quânticos, a interpretação do Universo como uma simulação acontecendo dentro de um maquinário com grande mas limitada capacidade de processamento, entre outros usos mais específicos. Entretanto, vale ressaltar como a filosofia por traz da característica "onda partícula" é relevante para nós, cotidianamente. A ideia de que um objeto (partícula, onda ou qualquer coisa composta de ambos) jamais poderá ser conhecido em sua totalidade é um excelente paralelo às pessoas, que nunca revelam todas as suas facetas simultaneamente, sendo sempre um objeto que foge a compreensão.
PUBLICIDADE