Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Você troca de pele?

Química

Serpente trocando de pele
Serpente trocando de pele
PUBLICIDADE

Nosso organismo não para de produzir células, que vão subindo pelas camadas da pele como se fossem uma fila andando, até serem eliminadas. Cada célula é capaz de se manter viva por três a quatro semanas depois de ter sido formada. Passado este tempo, seu destino é um só: se soltar de nosso corpo e cair na forma de pó. Daí o porquê de nossa casa estar sempre com uma fina camada de poeira, mesmo que as janelas fiquem fechadas o tempo todo.
Você troca de pele? Ao fazer essa pergunta não queremos dizer que você seja uma cobra, um lagarto ou muito menos um camaleão. O fato é que você, eu, nós, enfim, toda espécie “humana” troca de pele o tempo todo.

Para quem não sabe, nesse exato minuto estamos deixando para trás cerca de 35 mil membranas celulares, um verdadeiro lixo que nosso corpo faz questão de eliminar. É claro que esse processo não é visível a olho nu, precisaríamos de um microscópio para notar essa troca de pele. Só para ter ideia da proporção, eliminamos mais de três quilos de pele por ano. Essa é uma necessidade do corpo para poder acomodar outras células que vão se formando.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A epiderme é formada pelo extrato córneo e extrato basal. O extrato córneo corresponde à camada superior da pele, é composto por mais ou menos vinte e cinco camadas de células de pele achatada e morta, que ficam esperando o tempo certo para cair. Já o extrato basal diz respeito à camada inferior da pele, onde novas células são produzidas.


Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

 

 

Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

 

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Você troca de pele?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/voce-troca-pele.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda o que determina quimicamente a cor da pele de uma pessoa e veja como isso ajuda a eliminar o preconceito racial.
Você sabe como é determinada geneticamente a cor da pele? Clique aqui e conheça mais a respeito desse tipo de herança poligênica.