Topo
pesquisar

Vinho e carne: a química desta mistura

Química

PUBLICIDADE

Quem diria... uma combinação deliciosa e tentadora que pode trazer benefícios ao organismo, estamos falando da mistura entre vinho tinto e a tão temida carne vermelha. Já estamos cansados de ouvir falar que a carne mais saudável é a branca, mas para alguns é impossível resistir àquela picanha mal passada.

Eis então uma notícia que vai aliviar sua consciência: o vinho ajuda a eliminar substâncias nocivas à saúde. O MDA (3,4- metilenodioxianfetamina) é uma substância perigosa presente nas carnes vermelhas, ele é produto da oxidação das gorduras insaturadas presentes nas carnes, o acúmulo no organismo pode levar ao câncer já que o MDA é um carcinogênico. Então como uma simples bebida pode inibir a ação desta gordura? O vinho é rico em polifenóis, uma vez que estes compostos orgânicos se fazem presente no estômago, “varrem” por completo os radicais livres, MDA e outras substâncias maléficas.

Se você não for chegado em bebidas alcoólicas pode optar em acrescentar o ingrediente a uma receita que leve carne ao molho de vinho, além de obter um prato mais requintado e apetitoso garante a consciência limpa para apreciar à vontade a guloseima.

Uma outra opção seria aquele frango assado combinado a um vinho, os benefícios são os mesmos para ambos os tipos de carne. Daí você pode se perguntar: e o vinho branco, é também benéfico? O tipo de uva empregado para se obter este tipo de vinho é diferente, se trata das uvas claras. Mas a boa notícia é que, apesar da quantidade de polifenóis no vinho branco ser menor do que no vinho tinto, um preparo adequado das uvas garante um vinho claro e igualmente benéfico.

Esta dica não poderia vir em melhor hora, já que as festas de fim de ano se aproximam: então deguste um bom churrasco e brinde com um delicioso vinho tinto!

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Lei seca
Cuidados ao ingerir bebida alcoólica.

Carne e vinho: mistura perfeita!
Carne e vinho: mistura perfeita!

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Vinho e carne: a química desta mistura"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/vinho-carne-quimica-desta-mistura.htm. Acesso em 20 de outubro de 2019.

O vinho é ótimo para a saúde
Saúde e Bem-estar Vinho
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola