Topo
pesquisar

Vai chover durante os Jogos Olímpicos de Pequim?

Química

PUBLICIDADE

A Olimpíada de Pequim tem tudo para ser a mais moderna de todos os tempos, os chineses estão investindo muito, já foram gastos mais de US$ 40 bilhões. Mas em meio a tantos requintes existe um fator muito simples que não está no repertório: a chuva. Ela é uma dádiva dos céus para todos, mas não é bem vinda às Olimpíadas.

Os Jogos Olímpicos em Pequim vão acontecer no mês de agosto, e nesta época chove muito na China, além do quê, alguns dos locais dos jogos não são cobertos como o maravilhoso Estádio Nacional. A probabilidade de que ocorra um pé d’água no dia da abertura dos jogos é de 47%, segundo os meteorologistas.

Temos que admitir que a tecnologia chinesa é bem avançada e contra o mal tempo os cientistas já projetaram tudo. Confira os passos da mais alta tecnologia que será utilizada para que os jogos em Pequim sejam os mais belos de todos os tempos:

1. Monitoramento: Foi montada uma rede muito sofisticada para monitorar o clima com precisão: é o esquema High Tech (alta tecnologia). O maior sistema para prever o tempo já construído conta com: 200 pontos de medição conectados com uma rede de computadores capazes de fazer 9,8 trilhões de contas por segundo, monitoradas por cerca de 1500 profissionais. Tudo isso para que a chuva que se aproxima seja detectada rapidamente.

2. Interrupção: Se for detectada a possibilidade de chuva, uma frota com 30 aviões será acionada para lançar iodeto de prata nas nuvens. O iodeto de prata é um catalisador usado para acelerar a reação, ele atrai as gotículas de água presentes nas nuvens formando cristais de gelo, as nuvens ficam mais pesadas e caem na forma de chuva.

Como a intenção dos cientistas é esvaziar as nuvens antes que cheguem às cidades, o iodeto de prata provoca a reação química que faz chover.

3. Ataque Químico: Se o procedimento de interrupção não funcionar e a chuva não for dissipada pelos aviões, começa uma etapa mais radical, lança-foguetes vão atirar cartuchos de nitrogênio líquido nas nuvens, esses cartuchos têm o tamanho de um frasco de desodorante.

Com as nuvens se aproximando cada vez mais, só restará esta alternativa: o nitrogênio possui a propriedade de deixar as gotículas de água menores, sendo assim a água permanece em suspensão e não cai em forma de chuva.

Os chineses garantem que o esquema High Tech interromperá chuvas leves e médias, mas não as mais fortes. É esperar e conferir se a Olimpíada em Pequim será mesmo inesquecível pela beleza e tecnologia!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais:

Poluição X Chuva na China
Como a chuva ajuda na purificação de uma das atmosferas mais poluídas do mundo.
 

O Estádio Nacional em Pequim não é coberto
O Estádio Nacional em Pequim não é coberto

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Vai chover durante os Jogos Olímpicos de Pequim?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.brhttps://brasilescola.uol.com.br/quimica/vai-chover-durante-os-jogos-olimpicos-pequim.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2020.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola