Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Querida, encolhi o casaco!

Química

Cuidado ao lavar lãs!
Cuidado ao lavar lãs!
PUBLICIDADE

Se você é do tipo de pessoa que se distrai na hora de lavar roupas, preste muita atenção: existem tecidos que requerem um cuidado especial na hora da lavagem. É muito comum ver em filmes de comédia, atores atrapalhados lavarem roupas e, de repente, retirar da máquina as roupas em miniatura, como na figura abaixo:


 


O que parece não ter um fundo de verdade, baseia-se em uma propriedade dos tecidos. A lã, por exemplo, muita usada para o feitio de casacos para o inverno, reage muito bem ao ser lavada em água fria, mas se lavá-la em água quente terá uma surpresa: Querida, encolhi o casaco! Ela simplesmente se encolhe toda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O fato de a lã ser reduzida na lavagem tem um fundamento científico, aliás, tudo se explica pela composição do tecido. A lã é feita de fibras escamosas, sua superfície é cheia de pequenos orifícios altamente absorventes. À temperatura normal, as fibras não se movem, mas se á água de lavagem estiver quente, as escamas do tecido podem se unir umas às outras e, ao secar, permanecer do mesmo jeito. O resultado é um emaranhado de lã, as superfícies com orifícios ficam fixadas e a roupa se apresenta bem menor do que no seu estado original.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola


  Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Querida, encolhi o casaco!"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/querida-encolhi-casaco.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.