PUBLICIDADE
Se você é do tipo de pessoa que se distrai na hora de lavar roupas, preste muita atenção: existem tecidos que requerem um cuidado especial na hora da lavagem. É muito comum ver em filmes de comédia, atores atrapalhados lavarem roupas e, de repente, retirar da máquina as roupas em miniatura, como na figura abaixo:
O que parece não ter um fundo de verdade, baseia-se em uma propriedade dos tecidos. A lã, por exemplo, muita usada para o feitio de casacos para o inverno, reage muito bem ao ser lavada em água fria, mas se lavá-la em água quente terá uma surpresa: Querida, encolhi o casaco! Ela simplesmente se encolhe toda.
O fato de a lã ser reduzida na lavagem tem um fundamento científico, aliás, tudo se explica pela composição do tecido. A lã é feita de fibras escamosas, sua superfície é cheia de pequenos orifícios altamente absorventes. À temperatura normal, as fibras não se movem, mas se á água de lavagem estiver quente, as escamas do tecido podem se unir umas às outras e, ao secar, permanecer do mesmo jeito. O resultado é um emaranhado de lã, as superfícies com orifícios ficam fixadas e a roupa se apresenta bem menor do que no seu estado original.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola