Topo
pesquisar

Princípio de funcionamento do filme plástico

Química

O que permite a força de adesão deste filme?
O que permite a força de adesão deste filme?
PUBLICIDADE

O filme plástico de PVC transparente constitui uma das maneiras mais práticas e higiênicas de proteger alimentos: ele permite conservar as características físicas e químicas. Por exemplo, suas frutas, uma vez embaladas com o filme, não ficarão contaminadas com odores da geladeira e nem adquirirão o aspecto murcho.

Qual seria o princípio de funcionamento do filme plástico e em que lei científica ele se baseia?

Uma das vantagens do filme transparente de cozinha, assim como é conhecido popularmente, é que ele adere sobre si, o que torna possível embalar alimentos de forma individual. A explicação para essa propriedade superaderente vem da eletrostática.

Quando você puxa o rolo do filme, como mostra a imagem a seguir, você está administrando uma carga de eletricidade sobre ele.

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma vez esticado, esse filme estará dotado de carga elétrica, permitindo a aderência a qualquer material que esteja descarregado.

Faça um teste para comprovar! Se você está duvidando dessa eletricidade estática, faça o seguinte: separe um pedaço de filme e o abandone por um tempo. Na hora de usá-lo irá perceber que já não existe carga elétrica em seu comprimento, e por isso ele não irá grudar em mais nada.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Princípio de funcionamento do filme plástico"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/principio-funcionamento-filme-plastico.htm>. Acesso em 15 de agosto de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA