Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Origem dos remédios para calvície

Química

PUBLICIDADE

Como controlar a calvície? Digamos que até a década de 1970 esta era uma pergunta para a qual não obtínhamos resposta. O primeiro medicamento para a calvície surgiu por acaso e começou a ser conhecido por volta do ano de 1980. Na verdade, o remédio foi fabricado para outra finalidade, a de controlar a pressão sanguínea, mas bastou carecas hipertensos fazerem uso do mesmo para a descoberta: Existia sim, a solução para a queda de cabelos.

Imagine um calvo da época que ingeriu tal remédio para controlar sua hipertensão, e de repente... vê fios novos nascendo em sua careca, deve ter imaginado: é um milagre! Pois foi um desses pacientes que relatou o feito milagroso para seu médico. Tiveram início então, as pesquisas acerca de tal probabilidade, e eis o resultado: o uso da medicação tinha como efeito secundário, o crescimento de pelos.

A substância responsável por tal milagre atendia pelo nome de Minoxidil, de fórmula estrutural:


Estrutura do Minoxidil

Já no ano de 1988, farmacêuticos começaram a receitar o uso tópico de Minoxidil para pacientes com perda de cabelo. Hoje, você pode facilmente encontrar tal medicamento em farmácias na forma de uma solução tópica a 2%, para tratamento da calvície reversível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola


  Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Como controlar a perda de cabelos?
Como controlar a perda de cabelos?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Origem dos remédios para calvície"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/origem-dos-remedios-para-calvicie.htm. Acesso em 14 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Compreenda mais sobre a calvície, suas causas e os tratamentos disponíveis atualmente.