Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fosfina: sua queima é um terror!

Química

Fogo fátuo pode gerar incêndios
Fogo fátuo pode gerar incêndios
PUBLICIDADE

Imagine-se andado entre túmulos em um cemitério e se deparar com um fogo misterioso! Suas tentativas de correr e fugir serão inválidas, pois o fogo continuará a te perseguir. Parece filme de terror, mas saiba que isso realmente pode ocorrer, a explicação científica vem da substância Fosfina.

A Fosfina de fórmula PH3 consiste em um gás incolor de alta inflamabilidade, é proveniente da decomposição de cadáveres (material orgânico). Ocorre que, este gás se queima a temperatura ambiente e, se estiver presente na superfície dos túmulos e o clima for relativamente quente, ocorrerá uma explosão espontânea. O produto da explosão é uma chama azulada de 2 a 3 metros de altura.

Mas por que não adianta correr deste fogo? A reação previsível de uma pessoa ao se deparar com o fogo fátuo é se assustar e sair correndo. Esta ação faz com que o ar se desloque, dando a impressão de que o fogo está perseguindo-a.

O acontecimento tornou-se popular e foi batizado de fogo fátuo. Muitas pessoas o relatam e se tornam suspeitos mentirosos, pois tem quem não acredite no fenômeno por relacioná-lo a eventos sobrenaturais (espíritos, fantasmas). Mas se quiser comprovar é só vencer o medo e visitar um cemitério à noite.

Mas não é somente em meio a cadáveres que o fogo fátuo se faz presente, ocorre também sobre a superfície de lagos e pântanos, onde a matéria orgânica de vegetais e animais mortos entra em decomposição liberando gás metano (CH4). É perigoso ocorrer incêndios nestes locais, por se tratar de matas fechadas onde o fogo fátuo pode se alastrar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Fosfina: sua queima é um terror!"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/fosfina-sua-queima-um-terror.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.