Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A poluição prejudica o desempenho de atletas?

O ar poluído pode gerar de cãibras a infarto
O ar poluído pode gerar de cãibras a infarto
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Esta questão foi levantada justamente por que os Jogos Olímpicos de 2008 terão como sede uma das capitais mais poluídas do mundo. Para se ter uma idéia, a cidade de São Paulo é a 3ª cidade mais poluída da América Latina, mas os atletas conseguem praticar seus esportes tranquilamente. O grande problema é que em Pequim a poluição é três vezes maior do que na capital Paulista. Os chineses estão investindo muito para contornar a situação, já foram gastos mais de 17 bilhões de dólares, e mesmo assim o Comitê Olímpico Internacional já admitiu que não se pode esperar novos recordes ao ar livre, devido à contaminação atmosférica.

A poluição com certeza vai afetar o desempenho dos atletas, é só fazer a seguinte análise: um atleta respira cerca de 20 vezes mais ar que uma pessoa comum, e na cidade de Pequim significa inspirar 4 vezes mais CO (monóxido de carbono), CO2 (dióxido de carbono e ozônio do que o corpo tolera.

O ar poluído pode gerar de cãibras a infarto, veja abaixo as conseqüências da poluição no organismo humano:

- O dióxido de carbono quando chega à alta concentração aos pulmões, atrapalha o trabalho das hemácias. As hemácias são as células responsáveis por levar oxigênio ao organismo.

- O monóxido de carbono rouba o lugar do oxigênio nas hemácias, os músculos podem então sofrer cãibras por falta de força. A ausência de oxigênio no cérebro causa tonturas e pode levar até mesmo ao coma.

- O ozônio prejudica a corrente sanguínea, ele possui a propriedade de converter colesterol em placas de gordura, estas grudam nos vasos sanguíneos e diminuem a flexibilidade dos mesmos. O coração passa a trabalhar sob alta pressão para continuar bombeando sangue, e isto pode causar hemorragias e infarto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "A poluição prejudica o desempenho de atletas?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/a-poluicao-prejudica-desempenho-atletas.htm. Acesso em 26 de maio de 2024.

De estudante para estudante