Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

MEC cria programa para conceder bolsas em ensino de idiomas

Idioma sem Fronteiras vai funcionar como um complemento do Ciência sem Fronteiras

Em 17/11/2014 16h57 , atualizado em 18/11/2014 09h38
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta segunda-feira, 17 de novembro, o Idiomas sem Fronteiras, programa ligado ao Ciência sem Fronteiras que vai oferecer bolsas de estudo em cursos de idioma. As línguas oferecidas serão inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros. O novo programa é regulamentado pela Portaria 973, de 14 de novembro de 2014, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

O público-alvo do Idioma sem Fronteiras é estudantes, professores e corpo técnico-administrativo das instituições de ensino superior público e privadas, professores de idiomas da rede pública de educação básica, além de estrangeiros interessados em aprender a língua portuguesa.

De acordo com a portaria, a capacitação dos estudantes ocorrerá de forma presencial e virtual e será gratuita, cabendo aos discentes apenas a aquisição do material didático. A seleção dos alunos será por meio de editais específicos, com os requisitos a serem preenchidos para participação nos diferentes cursos e testes ofertados, assim como acontece no Ciência sem Fronteiras. Ainda em novembro serão abertas as inscrições para cursos on-line em francês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A execução do Idiomas sem Fronteiras se dará por meio de convênios que o MEC e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) farão com instituições parcerias do Ciência sem Fronteiras, com órgãos e entidades da administração pública e com entidades privadas. As instituições de ensino brasileiras serão estimuladas a firmar parcerias com universidades estrangeiras, promovendo o intercâmbio de estudantes, professores e corpo técnico-administrativo.

Inglês sem Fronteiras

Atualmente, o MEC já conta com o Inglês sem Fronteiras (IsF), programa que visa aperfeiçoar o inglês de estudantes contemplados ou interessados nas bolsas de estudo do Ciência sem Fronteiras. Com a criação do novo programa, o IsF passa a ser uma das atribuições do Idioma sem Fronteiras.

Adriano Lesme

PUBLICIDADE