O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta segunda-feira, 17 de novembro, o Idiomas sem Fronteiras, programa ligado ao Ciência sem Fronteiras que vai oferecer bolsas de estudo em cursos de idioma. As línguas oferecidas serão inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros. O novo programa é regulamentado pela Portaria 973, de 14 de novembro de 2014, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
O público-alvo do Idioma sem Fronteiras é estudantes, professores e corpo técnico-administrativo das instituições de ensino superior público e privadas, professores de idiomas da rede pública de educação básica, além de estrangeiros interessados em aprender a língua portuguesa.
De acordo com a portaria, a capacitação dos estudantes ocorrerá de forma presencial e virtual e será gratuita, cabendo aos discentes apenas a aquisição do material didático. A seleção dos alunos será por meio de editais específicos, com os requisitos a serem preenchidos para participação nos diferentes cursos e testes ofertados, assim como acontece no Ciência sem Fronteiras. Ainda em novembro serão abertas as inscrições para cursos on-line em francês.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A execução do Idiomas sem Fronteiras se dará por meio de convênios que o MEC e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) farão com instituições parcerias do Ciência sem Fronteiras, com órgãos e entidades da administração pública e com entidades privadas. As instituições de ensino brasileiras serão estimuladas a firmar parcerias com universidades estrangeiras, promovendo o intercâmbio de estudantes, professores e corpo técnico-administrativo.
Inglês sem Fronteiras
Atualmente, o MEC já conta com o Inglês sem Fronteiras (IsF), programa que visa aperfeiçoar o inglês de estudantes contemplados ou interessados nas bolsas de estudo do Ciência sem Fronteiras. Com a criação do novo programa, o IsF passa a ser uma das atribuições do Idioma sem Fronteiras.
Adriano Lesme