Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia das mães: conheça avó, mãe e neta com atuação e história na mesma escola

Três gerações contam experiências e curiosidades por trabalhar no mesmo local

Em 12/05/2024 10h00 , atualizado em 12/05/2024 10h00
Fotos de Avó, mãe e filha
Três gerações sentem-se felizes por atuarem na área de educação [1]
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Durante anos, uma avó, mãe e neta trabalharam na mesma escola, colecionando várias histórias curiosas. No Dia das Mães, comemorado hoje, 12 de maio, conheça três gerações de mulheres batalhadoras com atuação diferenciada na área de educação.

A história começou quando a pedagoga Maria do Carmo foi contrada em 1999 para apoiar na estruturação e na implantação do primeiro Colégio do Poliedro Educação, que até então atuava no segmento de curso pré-vestibular.

"Eu já tinha muita bagagem com a implantação de escolas na rede municipal de ensino e trouxe essa experiência e visão do ensino público para a construção do Poliedro Colégio. Em 2000 foi inaugurado o Colégio, onde atuei como diretora até 2017", conta.

Anos depois, o colégio abriu processo seletivo para vaga de analista de comunicação em 2021 e Thaís Camargo, neta de Maria do Carmo, foi selecionada. No ano seguinte, foi a vez de Cláudia, mãe de Thaís, participar e vencer o processo para coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

“Ter as três gerações na mesma empresa é uma grande coincidência. Não foi nada programado. As vagas se abriram, elas se aplicaram e entraram. É honra, sim, podermos contribuir para o crescimento do Poliedro"

Maria do Carmo

Histórias deixadas pela avó

Thaís, Cláudia e Maria do Carmo na comemoração dos 30 anos do colégio onde as três atuam [2]

Atuando toda a vida com educação, Maria do Carmo coleciona diversas histórias vividas na escola da qual se aposentou em 2017. Tanto a filha dela quanto a neta perceberam como a gestão da avó na escola deixou saudades.

Cláudia revela que é muito interessante a relação da história da empresa e da trajetória da família contribuindo para o crescimento do grupo educacional.

A coordenadora, por exemplo, comenta que alguns estudantes, famílias e colaboradores sabem da história das três gerações e se mostram curiosos em saber como é a D. Maria do Carmo, que foi diretora do Colégio.

Para Thaís, é divertido ouvir comentários sobre a época da avó na escola. Segundo a jornalista, é engraçado quando as pessoas (colegas de trabalho) descobrem o parentesco. Na opinião da analista, uns ficam sem graça, outros bem animados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“Alguns colaboradores comentam sobre como é ser neta da professora Maria do Carmo, contam histórias, curiosidades e aprendizados da época em que trabalharam com ela", ressalta.

Espaço além do aprendizado

Trabalhar em uma escola é passar grande parte do dia no local, vivenciando situações únicas e colaborando para a educação brasilera. As três gerações sentem-se agradecidas pela experiência.

"No colégio, buscamos aprender, nos desenvolver e contribuir para o crescimento de todos. Me sinto muito grata pela oportunidade de trabalho", analisa Cláudia Camargo. A pedagoga lembra que ela e sua filha Thaís não trabalham na mesma área, mas se encontram em alguns eventos, o que é bem divertido.

"A escola é um espaço que vai muito além do aprendizado, mas também de se desenvolver como pessoa, socializar, fazer amizades"

Thaís Camargo

Juntas no Dia das Mães

Avó, mãe e filha juntas com a neta era bebê [3]

A avó, a filha e a neta vão passar hoje, o Dia das Mães, juntas. Elas devem ser reunir na casa da Maria do Carmo. 

“Desejo felicidade às mães que têm a possibilidade de passarem mais um dia com seus filhos e o mesmo aos filhos, por poderem estar juntos de suas mães por mais um dia", diz a avó.

"Que as mães tenham um dia especial com seus filhos e filhas, apreciando a companhia, com muito carinho e cuidado. Aproveitem os momentos juntos, pois o tempo é o que temos de mais precioso"

Cláudia Camargo

Thaís também espera que todas as mães – de sangue ou afetivas – possam ter um dia especial com seus filhos, netos e toda a família, como na verdade todos os dias deveriam ser. "E que neste dia possam renovar seus laços de amor, união, harmonia e carinho", espera.

Créditos das imagens:

[1], [2] e [3] arquivo pessoal

Por Silvia Tancredi
Jornalista