O ministro da Educação afirmou, nesta terça feira (26), que o projeto responsável por pagar uma bolsa aos alunos de baixa renda do Ensino Médio está em fase final de elaboração. Além da bolsa, será feita uma poupança que será disponibilizada após a conclusão dos estudos, o objetivo do programa é combater a evasão escolar.
Camilo Santana declarou que mais de 10% dos alunos do 1º ano do ensino médio são reprovados e 7% abandonam a escola. Dentre os motivos que levam à desistência, está a necessidade de trabalhar por parte de alguns jovens.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A bolsa terá como intuito custear gastos do dia a dia e a poupança pode ser usada para projetos pessoais dos alunos. Os valores ainda não foram definidos e serão exigidas contrapartidas por parte dos alunos, como frequência escolar e aprovação.
A apresentação oficial da bolsa e da poupança para os alunos de nível médio deve ocorrer no mês de outubro. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa sobre o projeto Escolas Conectadas, que pretende levar internet para mais de 138 mil escolas.
Por Tiago Vechi
Jornalista