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Uma pesquisa realizada por estudiosos escoceses revela que mais de um terço dos trabalhadores sofrem de estresse devido ao número de e-mails que recebem durante o expediente de trabalho.
O estudo foi realizado com 200 pessoas, destas apenas 38% disseram que não sentem nada com a quantidade de e-mails recebidos no serviço. Porém a maioria das pessoas pesquisadas disse sentir algum tipo de pressão em relação aos e-mails, seja pela quantidade, seja pelo tempo que têm para responder ou pela freqüência que devem verificar sua caixa de e-mails.
Normalmente isso ocorre em grandes empresas, que utilizam o serviço para se comunicar com clientes e fornecedores. Isso se deve ao fato do e-mail ser um dos meios de comunicação escrita mais rápido para determinadas tarefas. Parte desses funcionários sente-se cansados ou frustrados com essa tarefa que na maioria das vezes é diária, muitos dizem que essa ocupação chega a prejudicar sua produção.
Alguns psicólogos especializados em internet sugerem que a melhor maneira de fugir desse estresse é o funcionário: relaxar, pensar que aquela quantidade de e-mail não é tão grande, verificar a caixa de e-mail com menor freqüência, separar os e-mails por prioridade, estabelecendo dessa forma o que deve ser respondido com maior rapidez, entre outros.
Além disso, é essencial que a empresa esteja atenta sobre a carga do funcionário, delegar os e-mails a um número adequado de funcionário de forma a não sobrecarregar um apenas, etc. Isso são atitudes que irão fazer o funcionário não se estressar com o serviço, produzindo mais e conseqüentemente aumentando a qualidade do serviço desenvolvido por ele.
Por Eliene Percília