Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cibervadiagem – Cyberslacking

Funcionário numa sala de bate-papo em horário de serviço
Funcionário numa sala de bate-papo em horário de serviço
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A cibervadiagem é o termo utilizado para designar a vadiagem on-line feita durante o horário de trabalho ou escolar. O número de pessoas que praticam a cibervadiagem só vem aumentando nos últimos anos, uma pesquisa realizada pela Websense revelou que os brasileiros gastam em média 5,9 horas praticando a cybeslacking.

Aproximadamente, 76% das visitas inconvenientes em horário de serviço são em sites que tem por tema economia, incluindo páginas de bancos. Muitas pessoas se utilizam do equipamento de serviço que no caso é o computador e a internet, para praticar a cibervadiagem.

Os sites que caracterizam esse tipo de “vadiagem” são os de relacionamentos, mensagens instantâneas, e-mail pessoal, blogs, entre outros. Para as empresas isso representa uma perda considerável do rendimento do trabalho desses funcionários.
O que muitas delas estão tentando fazer é instalar programas que forneçam certo controle sobre o que o funcionário pode ou não visitar durante o horário de serviço. Alguns desses sites visitados podem ocasionar sérios riscos à empresa como, por exemplo, pegar vírus que destruam todos os seus dados, ou que descubram informações que podem ser utilizadas contra a mesma, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há funcionários que sente ter a privacidade invadida com esse tipo de medida tomada pela empresa, o que leva muitos a abrir processo contra a mesma, alguns chegam a ganhar mais a maioria perde, pois para a justiça a empresa só está garantindo o funcionamento correto do serviço. Mas o que deve realmente ser feito é uma avaliação por parte do próprio funcionário sobre seus direitos e deveres durante o horário de trabalho, dessa forma seu rendimento no serviço irá melhorar e evitará problemas futuros com seu chefe.

Por Eliene Percília

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Cibervadiagem – Cyberslacking"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/cibervadiagem.htm. Acesso em 30 de junho de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

Apartheid | África do Sul

Assista a nossa videoaula para entender o que foi o Apartheid na África do Sul (1948-1994). Confira também no...