O verão 2025/2026 começa neste domingo, 21 de dezembro, a partir das 12h03 (horário de Brasília). A estação termina em 20 de março de 2026. Nesta época do ano, as temperaturas aumentam, como também o volume de chuvas.
Durante o verão, os dias são mais longos, já que ocorre maior incidência solar em um dos hemisférios, afirma a professora Rafaela Sousa.
Além disso, ocorre também queda de granizo, vento com intensidade que varia de moderada à forte e descargas elétricas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão indica que as chuvas são frequentes em boa parte do país, superando o volume de 400mm, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste.
O verão é uma das quatro estações do ano, que acontece depois da primavera e antecede o outono.
Confira: Entenda quais são as características das quatro estações do ano
Tópicos deste artigo
- 1 - Previsão de tempo para o verão 2025/2026
- 2 - Características do verão
- 3 - Mapa mental sobre as estações do ano
- 4 - Videoaula sobre as estações do ano
Previsão de tempo para o verão 2025/2026
O Inmet divulgou esta semana o prognóstico para cada uma das cinco regiões brasileiras para o verão 2025/2026:
Centro-Oeste
As chuvas no Centro-Oeste devem ficar abaixo da média em Goiás e com condições acima da média no oeste do Mato Grosso. Na faixa central da região, as temperaturas podem chegar a 1º C acima da média.
Nordeste
As condições climatológicas para a região apontam para chuvas abaixo da média, especialmente na Bahia, centro-sul do Piauí, e maior parte dos estados do Sergipe, Alagoas e Pernambuco. No centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará, a chuva poderá ficar acima da média.
A temperatura deve superar 1º C acima da média histórica na Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí.
Sudeste
No Sudeste, as chuvas devem ficar abaixo da média, com volumes de até 100m a menos em toda a região. Já em relação à temperatura, a previsão é que fique em até 1º C acima da média nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Crédito: Fernando Frazão / Agência Brasil.
Norte
Conforme o Inmet, as chuvas no Norte serão acima da média climatológica em grande parte da região. Por outro lado, no sudeste do Pará e no Tocantins, o volume deve ser menor do que a média histórica.
Quanto à temperatura, os índices devem ficar acima da média no Amazonas, centro-sul do Pará, Acre e em Rondônia, com valores que pode chegar a 0,5ºC ou mais acima da média. Nos demais locais, as temperaturas ficarão próximas à média.
Sul
O Sul terá chuva acima da média histórica em todos os estados, especialmente nas mesorregiões do sudeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, com acumulados de até 50mm acima da média. Os habitantes do Sul devem enfrentar temperaturas de até 1º C acima da média.
Teste seus conhecimentos sobre as estações do ano com esta lista de exercícios.
Características do verão
Entre as características do verão, estão:
-
Temperaturas elevadas;
-
Aumento do volume de chuvas;
-
Mudança repentina no tempo;
-
Chuvas de rápida duração, conhecidas como chuvas de verão ou chuvas convectivas, que costumam ser intensas e no final da tarde, quando os índices de evaporação das águas estão mais altos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Veja também: O que é horário de verão?
Mapa mental sobre as estações do ano
Fique por dentro do resumo das principais características de cada uma das quatro estações do ano: verão, inverno, primavera e outono:

Videoaula sobre as estações do ano
Entenda na videoaula a seguir o que são as estações do ano e porque elas acontecem:
Por Lucas Afonso
Jornalista