Inep abre inscrições do Encceja Exterior 2019

Brasileiros que moram em 12 países podem se inscrever até o dia 5 de julho, gratuitamente.

Em 24/06/2019 11h07 , atualizado em 24/06/2019 11h07

Crédito da Imagem: inep
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Exterior 2019 foram abertas nesta segunda-feira, 24 de junho. Brasileiros que moram nos 12 países conveniados ao Inep para a certificação podem se inscrever até o dia 5 de julho, gratuitamente. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Faça sua inscrição no Encceja Exterior

O Encceja Exterior segue o formato do Encceja Nacional (provas objetivas + redação) e é voltado para a certificação de maiores de 15 anos na modalidade ensino fundamental, enquanto a idade mínima para o diploma do ensino médio é de 18 anos. 

Participam do Encceja Exterior os seguintes países e cidades:

  • Bélgica (Bruxelas)
  • Espanha (Barcelona e Madri)
  • Estados Unidos (Boston, Houston, Nova Iorque e Miami)
  • França (Paris)
  • Guiana Francesa (Caiena)
  • Holanda (Amsterdã)
  • Itália (Roma)
  • Japão (Nagoia, Hamamatsu e Tóquio)
  • Portugal (Lisboa)
  • Reino Unido (Londres)
  • Suíça (Genebra)
  • Suriname (Paramaribo)

O atendimento especializado - que se divide em específico e especial - também deve ser solicitado pelos candidatos até o dia 5 de julho. O edital traz as orientações sobre os documentos necessários para a solicitação. O resultado dos pedidos sairá em 15 de julho.

Participantes que queiram solicitar o uso do nome social terão de 8 a 12 de julho para os pedidos. O Inep dará a resposta em 18 de julho. 

Tópicos deste artigo

Provas

O Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que traz todas as informações dos locais de prova, será divulgado em setembro, ainda sem data definida. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Encceja Exterior será aplicado em 15 de setembro e sua composição mudará conforme a modalidade (Ensino Fundamental ou Médio):

Ensino Fundamental: 30 questões de Ciências Naturais; 30 de Matemática; 30 de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; 30 de História e Geografia; Redação. 

Ensino Médio: 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 30 de Matemática e suas Tecnologias; 30 de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; 30 de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação. 

Certificado ou Declaração de Proficiência

É preciso tirar nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas do Encceja e 5 na redação para que seja concedida a certificação. Candidatos que não tiverem o desempenho exigido em todas as áreas, mas alcançarem a pontuação necessária em uma ou mais provas, poderão solicitar a declaração de proficiência. 

A certificação do Encceja Exterior é feita, exclusivamente, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em acordo com o Inep. A aplicação é realizada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. 

Encceja Exterior Privados de Liberdade

Brasileiros privados de liberdade ou em medida socioeducativa no exterior contam com o Encceja Exterior PPL para a certificação dos ensinos fundamental e médio. Os participantes podem ser inscritos até 5 de julho pelos responsáveis pedagógicos das unidades em que são cumpridas as penas, locais em que serão realizadas as provas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A edição de 2019 será em Tóquio, no Japão, de 16 a 27 de setembro. A estrutura do Encceja Exterior PPL é a mesma da comunidade em geral. 

Mais informações no Edital e pelo site do Inep.