Aspectos naturais de Mato-Grosso

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Mato-Grosso possui um grande território, nesse existe uma grande variedade de recursos e paisagens naturais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diante da imensa biodiversidade, serão abordadas as principais características do relevo, clima, vegetação, hidrografia, além das reservas ecológicas que se faz presente na região.
Relevo

O Relevo apresenta as irregularidades da superfície terrestre. O território de Mato-Grosso é composto por um relevo de baixas altitudes, dessa forma, grande parte do espaço estadual é plano.

No entanto, esse tipo de relevo se divide em três tipos de compostos, chamados de unidade, sendo todos distintos. São eles:

- Planalto mato-grossense: formação a partir de planaltos cristalinos e chapadões sedimentares, nesse as altitudes podem variar entre 400 a 800 metros em relação ao nível do mar. Esse planalto tem a função de divisor de águas de importantes bacias, tais como Paraguai e alguns rios da bacia do Amazonas.

- Planalto Arenítico-basáltico: formado pelos dois últimos elementos, podem ser encontrados no sul de Mato-Grosso.

- Planalto mato-grossense: se estabelece em uma área rebaixada, já no sul do planalto brasileiro se encontra o divisor entre as duas bacias, Paraguai e Amazonas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir dessas considerações, as principais elevações (serras) do relevo contido no Estado do Mato Grosso:

- Serra dos Parecis
- Serra Formosa
- Serra do Norte
- Serra dos Caiabis
- Serra dos Apiacás
- Serra do Roncador

Além das serras citadas, existe outra variação do relevo que são as depressões, desse modo as duas principais são:

- Depressão do Alto Xingu
- Depressão do Médio Araguaia

Clima

O clima do estado sofre variações de acordo com a localização geográfica. Com base nessa afirmativa o clima que predomina é o tropical superúmido, característica do clima amazônico, no qual há elevadas temperaturas, algo em torno de 26ºC em relação à média anual e uma grande incidência de precipitações que chegam a 2.000 mm ao ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro tipo de clima de grande influência no Estado é o tropical, que possui duas estações bem definidas, sendo uma seca e outra chuvosa.

Vegetação

Uma grande parcela do território mato-grossense é composta por cobertura vegetal de floresta equatorial, que corresponde ao tipo de vegetação da floresta amazônica.

Já ao sul da capital, Cuiabá, o tipo de vegetação que predomina é o cerrado, esse bioma é composto por árvores baixas com troncos retorcidos, folhas e cascas grossas, além de uma vasta vegetação rasteira formada por capins nativos e arbustos.

Na área que está localizado o Pantanal o tipo de vegetação é variado, chamada pelos estudiosos de área de transição entre cerrado, campos, floresta seca, floresta equatorial, floresta tropical, desse modo, não há um tipo homogêneo de vegetação.

Hidrografia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Mato Grosso é banhado por duas importantes bacias, bacia do rio Amazonas e do rio Paraguai, os principais rios da bacia do Amazonas são Araguaia, Rio das Mortes, Xingu, Juruena, Manoel Teles Pires e Roosevelt.

Parques de conservação

- Parque Nacional do Pantanal mato-grossense.
- Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
- Estação Ecológica de Taiamã.
- Estação Ecológica da Serra das Araras
- Área de Preservação Ambiental Meandros do Araguaia.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

O Pantanal caracteriza o Mato-Grosso
O Pantanal caracteriza o Mato-Grosso
Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
PERCíLIA, Eliene. "Aspectos naturais de Mato-Grosso"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-matogrosso.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2025.
Copiar