close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
O Zollverein foi crucial para que os prussianos se opusessem à hegemonia austríaca
O Zollverein foi crucial para que os prussianos se opusessem à hegemonia austríaca
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

No século XIX, a Confederação Germânica reunia uma série de estados independentes entre as quais se destacavam a Prússia e a Áustria. Do ponto de vista econômico, os prussianos almejavam a organização de um grande parque industrial capaz de formar uma burguesia nacional e modernizar o cenário econômico do país. Com isso, poderiam criar as condições necessárias para reunificar o território alemão e dar fim à hegemonia imposta pelos austro-húngaros.

De fato, o governo prussiano não tinha condições de empreender essa sonhada transformação sem contar com o auxílio de outros estados integrantes da confederação. Por volta da década de 1830, o governo prussiano capitaneou a formação de uma grande zona aduaneira em que os estados alemães pudessem transitar livremente seus produtos industrializados e matérias-primas. Conhecida como Zollverein, esse acordo intensificou as atividades comerciais e o nascimento de indústrias nas regiões participantes.

Não esquecendo suas rivalidades políticas, a Prússia organizou o Zollverein sem contar com a participação do Império Austro-Húngaro. Dessa forma, a economia da nação rival não poderia competir com o processo de modernização econômica experimentado pelos estados cooperantes. Chegando à década de 1860, já era possível notar as diferenças que apartavam os austro-húngaros e os integrantes da zona aduaneira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O sucesso de tal medida foi de suma importância para que a Prússia desse início às ações militaristas que permitiriam a execução da Unificação Alemã. Sob a liderança do ministro Otto Von Bismarck, os prussianos formaram um hábil exército que asseguraria as vindouras anexações territoriais. Em 1871, após a vitória na Guerra Franco-Prussiana, os alemães selavam a concepção de um estado unificado.

De fato, não há como entender as vitórias militares prussianas sem que antes observemos os impactos trazidos pela cooperação econômica edificada pelo Zollverein. Além disso, vemos que essa mesma situação permitiu que os alemães, em curto espaço de tempo, expandissem seus interesses a ponto de rivalizarem com a força econômica exercida por Inglaterra e França nos mercados internacionais.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

 

 

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Zollverein"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/zollverein.htm. Acesso em 24 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Relacione a situação da Alemanha após a primeira guerra Mundial com a ascensão do nazismo naquele país

Por Mih Melo
Responder
Ver respostas

Quais as principais obras de Hans Dürer? me ajude por favor

Por cristiani holm
Responder
Ver respostas

Estude agora


Países mais violentos do mundo

Assista à nossa aula e conheça os países mais violentos do mundo segundo o ranking de mortes violentas. Entenda as...

Verbos difíceis de conjugar: gerir, frigir, prover e requerer

Alguns verbos são difíceis de conjugar, pois apresentam certas irregularidades e particularidades nesse processo....