Guerra da Independência do Chile

Guerras

PUBLICIDADE

O desenvolvimento das Guerras Napoleônicas pelo continente europeu é o evento histórico que inaugura o processo de independência do Chile. No ano de 1808, as notícias sobre a invasão da Espanha motivaram a elite criolla a controlarem politicamente o território através de uma junta de governo. Naquele momento, os membros da própria sociedade chilena assumiam diretamente os poderes da antiga possessão hispânica.

Apesar do significado da conquista, a intenção dos integrantes dessa junta era somente administrar os territórios até que a situação política do trono espanhol voltasse ao normal. Entretanto, os poderes transitórios acabaram abrindo caminho para que uma eleição determinasse a escolha do Primeiro Congresso Nacional Chileno. Seus primeiros representantes, apesar de conservadores, traziam consigo a influência dos valores iluministas e a autonomia conquistada pelos norte-americanos.

Em pouco tempo, o ideal separatista ganharia fôlego com a chegada de Bernardo O’Higgins ao governo chileno. Nesse mesmo contexto, observamos que o ideal separatista ganhou outro importante apoio com a participação do general José de San Martín. Tendo acumulado experiência militar no processo de independência argentino, também seria decisivo ao realizar o treinamento e a condução do chamado “Exército dos Andes”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No ano de 1818, após vencer a Batalha de Maipu, o exército de libertação assegurou definitivamente a libertação do julgo espanhol. Até o ano de 1823, Bernardo O’Higgins controlou o governo chileno com poderes ditatoriais. Em seus primeiros anos, o regime republicano instalado no Chile foi marcado por mandatos presidenciais de curta duração decorrentes das intensas disputas pelo poder no país recém-formado.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

O processo de independência do Chile foi capitaneado por uma elite influenciada pelo iluminismo.
O processo de independência do Chile foi capitaneado por uma elite influenciada pelo iluminismo.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Guerra da Independência do Chile "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/guerra-independencia-chile-1.htm. Acesso em 28 de novembro de 2020.