Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Batalha de Gibraltar

Batalha de Gibraltar
Batalha de Gibraltar
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A chamada Batalha de Gibraltar ocorreu no dia 25 de abril de 1607, no Estreito de Gibraltar, localizado entre o Norte do Marrocos e o Sul da Espanha, isto é, na região de abertura do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico, na qual os continentes europeu e africano estão mais próximos. A batalha ocorreu entre as forças navais espanholas e neerlandesas (Holanda e Países Baixos) no contexto da Guerra dos 80 Anos (1568-1648).

Sabemos que, da segunda metade do século XVI (1550) à segunda metade só século XVII (1650), os Estados-Nação europeus envolveram-se nas chamadas guerras civis religiosas, motivadas, sobretudo, pelo movimento reformista, iniciado com Martinho Lutero em 1517. As guerras civis religiosas assumiram proporções muito amplas, chegando a afetar as colônias ultramarinas e o sistema mercantilista como um todo.

A Guerra dos 80 Anos teve como motivação inicial a aspiração das províncias holandesas em se libertarem do jugo da coroa espanhola, que tinha influência política sobre a região. Essa aspiração por liberdade irrompeu com a penetração das doutrinas calvinistas nos Países Baixos. Na década de 1560, algumas dessas províncias rebelaram-se contra os espanhóis, atacando os templos católicos da região. A reação do então rei Felipe II foi a de enviar para a Holanda o Duque de Alba, o que gerou mais consternação, em virtude da postura rígida do duque e da insatisfação de Guilherme I de Orange, governador das províncias neerlandesas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essas divergências acabaram desencadeando uma guerra com vários momentos de intensas batalhas e tréguas que culminaria na independência da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos no ano de 1581. Entretanto, a alcançada independência só agravou ainda mais a situação entre holandeses e espanhóis, sobretudo com o apoio da também protestante Inglaterra aos holandeses.

O fato é que, em meio às sucessivas batalhas que se seguiram, aquela travada no Estreito de Gibraltar foi uma das mais emblemáticas. Tendo sido liderada pelo almirante Jacob van Heemskerk, a armada holandesa surpreendeu os navios espanhóis na Baía de Gibraltar. Vinte e seis navios holandeses atacaram por mais de quatro horas uma frota de vinte e um navios espanhóis, que também contava com reforço português. Os espanhóis, liderados por Don Juan Alvarez de Avila, apesar da resistência ao ataque, acabaram sucumbindo à investida holandesa.

Um dado curioso dessa história é que o poeta português Luís Vaz de Camões participou dessa batalha, junto aos espanhóis, e foi nessa ocasião que perdeu seu olho direito.


Por Me. Cláudio Fernandes

Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Batalha de Gibraltar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/batalha-gibraltar.htm. Acesso em 05 de novembro de 2024.

De estudante para estudante