PUBLICIDADE
A medicina nuclear é uma especialidade médica que realiza diagnóstico e terapia através da radiação emitida por elementos radioativos (radioisótopos). A descoberta da radioatividade, no ano de 1896 por Antoine Henri Becquerel, abriu as portas para o desenvolvimento dessa especialidade que teve seu reconhecimento no ano de 1971, pela Associação Americana de Medicina.
Os elementos radioativos utilizados em um serviço de medicina nuclear podem ser emissores das radiações alfa, beta e gama, de tal forma que a energia transportada por elas é preponderante no diagnóstico, dando suporte na formação de imagens das estruturas internas de pacientes e na terapia, permitindo o tratamento de algumas patologias.
Imagem gerada pelo serviço de medicina nuclear, à esquerda, e aparelho(Pet/Ct) responsável por gerar imagens, à direita.
A utilização da radiação pode tomar vários caminhos, dependendo de quem a conduz; nas mãos de físicos e médicos, um dos resultados é essa impressionante modalidade conhecida como Medicina Nuclear.
Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola