Topo
pesquisar

Medicina Nuclear

Física

PUBLICIDADE

A medicina nuclear é uma especialidade médica que realiza diagnóstico e terapia através da radiação emitida por elementos radioativos (radioisótopos). A descoberta da radioatividade, no ano de 1896 por Antoine Henri Becquerel, abriu as portas para o desenvolvimento dessa especialidade que teve seu reconhecimento no ano de 1971, pela Associação Americana de Medicina.

Os elementos radioativos utilizados em um serviço de medicina nuclear podem ser emissores das radiações alfa, beta e gama, de tal forma que a energia transportada por elas é preponderante no diagnóstico, dando suporte na formação de imagens das estruturas internas de pacientes e na terapia, permitindo o tratamento de algumas patologias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Imagem gerada pelo serviço de medicina nuclear, à esquerda, e aparelho(Pet/Ct) responsável por gerar imagens, à direita.

A utilização da radiação pode tomar vários caminhos, dependendo de quem a conduz; nas mãos de físicos e médicos, um dos resultados é essa impressionante modalidade conhecida como Medicina Nuclear.

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Física Moderna - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges de. "Medicina Nuclear"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/medicina-nuclear.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola