Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Máquinas frigoríficas

A máquina frigorífica recebe trabalho, para depois usá-lo de modo a retirar energia sob a forma de calor do seu interior, transferindo-a por condução para seu exterior.

A geladeira é um tipo de máquina frigorífica
A geladeira é um tipo de máquina frigorífica
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Em nossos estudos, vimos que máquina térmica é todo dispositivo que converte constantemente calor em trabalho útil, usando um fluido, chamado de fluido de trabalho, que sofre transformações cíclicas entre duas temperaturas que permanecem constantes. Dessa forma, em uma máquina térmica, a fonte quente e a fonte fria são sistemas que trocam calor sem que suas temperaturas variem, em pequenos intervalos de tempos.

Da mesma forma que nos deparamos com máquinas térmicas em nosso cotidiano, também nos deparamos com as máquinas frigoríficas (ou bombas de calor). Exemplos: geladeiras, freezers e refrigeradores. Nessas máquinas, o fluido de trabalho é submetido a um ciclo de sentido anti-horário, dessa forma ele retira certa quantidade de calor (Q2) da fonte fria; e cede calor (Q1) para a fonte quente. Sabemos que essa passagem de calor da fonte fria para a fonte quente não é espontânea, pois ela é realizada através de um trabalho externo. Sendo assim, não viola o enunciado de Clausius da segunda lei da termodinâmica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Só para lembrar, o enunciado de Clausius diz que é impossível construir um dispositivo que, operando em um ciclo termodinâmico, converta totalmente o calor recebido em trabalho.

O diagrama apresentado na figura abaixo representa esquematicamente uma máquina frigorífica na qual ocorre conversão de trabalho em calor.

Esquema de funcionamento de uma máquina frigorífica

Uma geladeira doméstica, por exemplo, é uma máquina frigorífica na qual a fonte fria é o congelador, a fonte quente é o meio ambiente e o trabalho é realizado pelo compressor.

A eficiência (e) de uma máquina frigorífica é a relação entre a quantidade de calor retirada da fonte fria (Q2) e o trabalho externo (T) necessário para essa transferência. Então:


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Máquinas frigoríficas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/maquinas-frigorificas.htm. Acesso em 18 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Tem-se uma máquina térmica frigorífica que realiza, durante um ciclo completo, um trabalho de 4 . 104 J e cede, à fonte fria, 12 . 104 J. Com essas informações, calcule a eficiência da máquina térmica e marque a opção correta.

a) 1
b) 3
c) 3,5
d) 2,4
e) 4

Exercício 2

Certa máquina térmica realiza por ciclo um trabalho de 3000 J e cede à uma fonte fria 3200 calorias. Com esses dados, determine, aproximadamente, o rendimento percentual e a eficiência dessa máquina térmica. (Adote 1 cal = 4,2 J).

a) 45 % e 18
b) 16 % e 3
c) 18 % e 5,4
d) 18 % e 4,5
e) 12 % e 3