Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Inscrições para o Encceja 2018 estão abertas

Os interessados devem se inscrever pela internet e não há taxas.

Em 16/04/2018 07h00 , atualizado em 16/04/2018 14h22
Crédito da Imagem: MEC

PUBLICIDADE

Os estudantes com 15 anos e que ainda não terminaram o ensino fundamental e aqueles com 18 anos que não terminaram o ensino médio podem, até dia 27 de abril, se inscrever para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. A inscrição é feita pela internet e não há taxa.

Inscreva para o Encceja

No ato da inscrição, entre outras coisas, será necessário informar um e-mail válido, número do CPF e indicar a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal responsável pela certificação. Veja outros detalhes no Edital.

Caso o estudante se inscreva no Ecceja 2018, não compareça para a realização das provas e quiser participar do exame em 2019, ele deverá justificar sua ausência antes da inscrição. O participante que não explicar sua ausência no prazo previsto não ficará impedido de realizar o exame em 2019, mas terá que reembolsar o governo nos custos da prova. A taxa inicialmente prevista é de R$ 45.

Provas

Previsto para o dia 5 de agosto, o exame será composto por quatro provas objetivas, com 30 questões cada, além de uma redação. As provas serão aplicadas em dois turnos: das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os que devem realizar as provas para o ensino fundamental responderão questões de Ciências Naturais e Matemática pela manhã. Já no período da tarde será a vez das questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para o ensino médio as provas do matutino serão de Ciências da Natureza e Matemática. No vespertino as questões serão sobre as disciplinas de Linguagens e Códigos e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Resultados

Os gabaritos serão divulgados até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do Encceja. Já os resultados individuais poderão ser conferidos diretamente na Página do Participante, em data a ser divulgada.

Aqueles que desejarem podem se inscrever tanto no Encceja quanto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Se atingir as notas mínimas nos dois exames, poderá participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No caso do Enem, as inscrições estarão abertas entre os dias 7 e 18 de maio e as provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro.

Entenda como funciona o Encceja

PUBLICIDADE