Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Apnéia

Técnicas de apnéia para o mergulho livre
Técnicas de apnéia para o mergulho livre
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

É a suspensão involuntária da respiração. A forma involuntária é como, por exemplo, a apnéia do sono, isto é, um distúrbio no qual a pessoa pára de respirar com freqüência quando está dormindo. Existe uma prática recreativa chamada mergulho livre em apnéia, na qual o mergulhador retém o ar nos pulmões durante toda a imersão, ou seja, há a suspensão voluntária da respiração com o objetivo de manter o fôlego durante o mergulho.

História do Mergulho Livre em Apnéia

Dentre as diversas técnicas existentes de mergulho a do mergulho livre em apnéia é a mais antiga. Teve origem na tentativa do homem de encontrar tesouros e alimentos. A apnéia tem várias passagens pela história, dentre as quais se destaca a da Grécia Antiga; os apneístas gregos ficaram conhecidos por terem feito parte de explorações militares em 500 a.C., quando realizaram uma fuga, pelo mar, da prisão no navio do rei persa Xerxes I, e soltaram todos os navios persas ancorados, enquanto os guardas pensavam que os gregos haviam se afogado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As competições da apnéia tiveram início quatro anos após o final da Segunda Guerra Mundial, com o capitão da força aérea italiana, o ítalo-húngaro Raimondo Bucher, desceu 30 metros em apnéia, fazendo a utilização de máscara, snorkel e barbatanas, ele deixou um bilhete na marca para a comprovação. Desde então, a competição da apnéia vem evoluindo, contando com grandes apneístas. A marca recorde da apnéia vem sendo atingida constantemente.

Tipos de Mergulho

• Mergulho de Lazer; nesse tipo de mergulho é necessário equipamentos como snorkel, máscara nadadeira, cilindro, colete, regulador e cinto de lastro. A pessoa pode descer até 18 metros de profundidade, porém o praticante deve passar por um treinamento de 30 horas.

• Mergulho Profissional; nessa modalidade são necessários equipamentos específicos, pois exige um maior grau de dificuldade.

• Mergulho em apnéia; onde o praticante apenas mantém o ar em seus pulmões durante a imersão sem o uso de aparelhos.

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Apnéia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/apneia-mergulho.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante