Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

História do Euro

Símbolo do euro
Símbolo do euro
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O euro é a moeda oficial de 15 dos 27 países-membros da União Européia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal). O símbolo do euro é a letra grega epsílon (€), escolhia por votação popular pelo fato da mesma lembrar a letra “e”, de “Europa”. As duas linhas paralelas que cortam a letra representam a estabilidade.

A criação da moeda ocorreu paralelamente à fundação da própria União Européia. Em 1957, com a finalidade de estreitar as relações econômicas e assegurar o progresso econômico da região, foi estabelecido o Tratado de Roma, estabelecendo um mercado comum europeu. Outros tratados, como o Ato Único Europeu (1986) e o Tratado da União Européia (1992) serviram de base para a unificação monetária. De fato, em 1 de janeiro de 1999, as taxas de câmbio dos países participantes foram fixadas, pondo em prática, a tão esperada política monetária única.

De acordo com a norma ISO 4217, o código para a moeda é “EUR”. Um euro é dividido em 100 cêntimos. As cédulas (5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500) possuem uma face comum e outra que depende do país para o qual foi cunhada.

Em síntese, podemos afirmar que a maior vantagem do euro para a comunidade européia é o fato de a moeda servir como uma ferramenta de aproximação política e econômica entre os países. Através do euro é possível saber o real custo das transações monetárias, visto que não há flutuação das taxas de câmbio; além disso, os agentes econômicos dos países se relacionam de uma forma mais fácil e estável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "História do Euro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/economia/euro.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante