Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dez anos de CPMF

Além de pagar dezenas de impostos o brasileiro ainda tem o CPMF
Além de pagar dezenas de impostos o brasileiro ainda tem o CPMF
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Há uma década os brasileiros que realizam transações bancárias convivem com o inconveniente da CPMF, sigla que significa Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira.

Esse imposto foi criado em janeiro de 1997, a partir de movimentações bancárias, como cheques, transferências entre contas, depósitos entre outras, que são atividades realizadas diariamente em todo o país, no primeiro momento sua finalidade era a de auxiliar o Fundo Nacional de Saúde e que agora é destinada ao Fundo de Combate à Pobreza.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Semelhantemente ao CPMF surgiu o DRU (Desvinculação de Receitas da União) outro item elaborado no governo de Fernando Henrique Cardoso, com intuito de recolher um maior percentual de impostos para a União, decrescendo automaticamente o valor dos Estados e Municípios. A tranqüilidade monetária do governo atual fica subordinada à contribuição financeira do CPMF e DRU, fica claro que se eles não forem fixados ou prolongados o governo perde um alto valor de receita.

Eduardo de Freitas

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Dez anos de CPMF"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/economia/dez-anos-cpmf.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante