Topo
pesquisar

Tracoma

Doenças e patologias

Lesões na conjuntiva, típicas do tracoma
Lesões na conjuntiva, típicas do tracoma
PUBLICIDADE

O tracoma é uma doença oftalmológica crônica, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. A contaminação se dá a partir do contato desta região com a secreção dos olhos de pessoas acometidas, seja por meio das mãos ou objetos, como instrumentais oftalmológicos não esterilizados e toalhas. Alguns insetos, como moscas do Gênero Hippelates, conhecidas como lambe-olhos, podem ser vetores mecânicos da doença. Apesar de ter ocorrência em todas as regiões, acomete com mais frequência populações menos favorecidas economicamente, principalmente crianças.

Os primeiros sintomas são sensibilidade à luz, lacrimejamento e incômodo nos olhos, sendo que a manifestação de secreções não é regra. Depois, há inflamação da mucosa ocular, assim como o avermelhamento da córnea e presença de estrias brancas na conjuntiva.

Como essas cicatrizes da conjuntiva tendem a causar deformações na pálpebra e cílios (triquíase e entrópio, respectivamente), e, caso não sejam bem tratadas, podem reincidir; existe a possibilidade de a pessoa, gradualmente, ir perdendo sua visão, já que tais lesões propiciam o atrito entre a pálpebra lesionada, cílios e a córnea, provocando sua arranhadura. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, há cerca de 150 milhões de pessoas, no mundo, com tracoma, sendo que aproximadamente seis milhões destas já se encontram cegas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O tratamento consiste no uso de colírios e/ou pomadas específicos, indicados pelo médico, associado ou não ao uso de medicamentos orais. Caso as cicatrizes da conjuntiva estejam em estágio avançado, pode ser necessária a intervenção cirúrgica. Após seis meses, e também um ano após o fim do tratamento, o paciente deve retornar ao médico, a fim de verificar se está completamente curado.
 

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Doenças Causadas por Bactérias - Doenças - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Tracoma"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/doencas/tracoma.htm>. Acesso em 22 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola