UOL - O melhor conteúdo

Março Amarelo

O Março Amarelo é uma campanha que objetiva promover a conscientização da população a respeito da endometriose, buscando dar mais qualidade de vida às mulheres.

Imagem com o escrito “Março Amarelo – Mês de conscientização da endometriose” e a fitinha amarela.
O Março Amarelo é o mês que busca conscientizar sobre a endometriose.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

O Março Amarelo é uma campanha que procura promover a conscientização a respeito da endometriose, doença que afeta milhões de mulheres no Brasil. Essa campanha foi estabelecida a partir de 1993, nos Estados Unidos, por uma associação de mulheres que atuavam para orientar as pessoas sobre a doença. A campanha se popularizou e chegou ao Brasil.

O Março Amarelo busca orientar a população sobre a doença, informando sobre sintomas suspeitos e como buscar tratamento adequado. Além disso, essa campanha busca combater desinformações, orientar sobre tratamentos, fortalecer redes de apoio e incentivar a pesquisa científica sobre a endometriose.

Leia também: Março Lilás — campanha de conscientização sobre câncer do colo do útero

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Março Amarelo

  • O Março Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a endometriose.

  • Essa campanha tem enorme importância, uma vez que milhões de brasileiras sofrem com essa doença.

  • A campanha surgiu nos Estados Unidos em 1993, sendo conhecida lá como Endomentriosis Awareness Month.

  • Essa campanha busca dar melhor qualidade de vida para as mulheres que sofrem de endometriose.

O que é o Março Amarelo?

O Março Amarelo é uma campanha de conscientização que tem como foco informar a população a respeito da endometriose, uma doença caracterizada pelo crescimento do tecido que reveste o interior do útero, chamado de endométrio, fora do útero, afetando órgãos e locais do corpo feminino extrauterinos.

A conscientização dessa doença é vista como algo importante por essa campanha, uma vez que cerca de sete milhões de mulheres sofrem com ela no Brasil, e, no mundo, cerca de 190 milhões são afetadas. Sendo assim, o foco da campanha é conscientizar as mulheres sobre a doença, apresentando sintomas suspeitos e orientando a como fazer exames para obter um diagnóstico.

Essa campanha busca orientar as mulheres para que elas procurem auxílio médico sempre que desconfiarem da doença, garantindo a si mesmas um tratamento que atenue os sintomas da endometriose, que não tem cura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como surgiu a campanha do Março Amarelo?

A campanha do Março Amarelo foi criada nos Estados Unidos, ganhando forma na década de 1980 e sendo oficializada a partir de 1993, quando foi de fato estabelecida. Foi criada por oito mulheres que formavam a The Endometriosis Association (Associação de Endometriose), criada para orientar e dar suporte a mulheres que sofriam de endometriose.

Elas decidiram estabelecer um período para reforçar ações de conscientização sobre a doença, mas perceberam que uma semana seria pouco e acabaram estendendo-o para um mês. Assim, foi criado o Março Amarelo, que, no idioma inglês, ficou conhecido como Endometriosis Awareness Month.

A cor amarela foi estabelecida como oficial da campanha porque os primeiros folhetos informativos criados por essa associação, na década de 1980, foram publicados nessa cor. A escolha do mês de março se deu pensando-se que a campanha deveria acontecer num momento em que condições severas do clima não a afetariam.

Objetivos do Março Amarelo

O Março Amarelo é uma campanha que busca, antes de tudo, garantir qualidade de vida para as mulheres que sofrem com endometriose ou que descobrirão que sofrem dessa doença. A conscientização é o primeiro passo, garantindo que as pessoas tenham conhecimento da doença, saibam seus sintomas e os riscos envolvidos.

Além disso, o Março Amarelo busca informar os locais adequados para se procurar ajuda, além de divulgar meios eficazes de reduzir os impactos da doença. Reforça-se que a endometriose não tem cura e o tratamento é apenas paliativo, para amenizar os sintomas. No caso das mulheres que sofrem da doença e têm dificuldade de engravidar, é necessário fazer acompanhamento médico.

Além disso, a campanha visa criar uma rede de apoio para as mulheres que sofrem com a doença para que haja troca de experiências, possibilidade de apoio psicológico, ajuda às famílias com entes que sofrem da doença etc. Por fim, o Março Amarelo também tem o objetivo de incentivar pesquisas científicas, visando a tratamentos mais eficazes para a endometriose.

Acesse também: Fevereiro Roxo e Laranja — campanhas de conscientização sobre lúpus, fibromialgia e Alzheimer (roxo) e leucemia (laranja)

Qual a importância do Março Amarelo?

O Março Amarelo é uma campanha importante porque dissemina informações que buscam conscientizar e orientar a população, esclarecendo detalhes sobre a doença, alertando sobre sintomas que devem ser levados em consideração, incentivando o autocuidado e a busca por atendimento médico quando for necessário.

Além disso, a campanha pode desmistificar e combater desinformações relacionadas à endometriose, permitir que a população saiba como procurar ajuda médica, garantir uma rede de apoio para as mulheres afetadas pela doença e suas famílias, e incentivar o governo a aumentar os investimentos relacionados à doença.

Frases para o Março Amarelo

  • Você é mais forte do que a endometriose! Março Amarelo é um lembrete de que sua saúde vem em primeiro lugar.

  • Eu não sou fresca. Eu não sou louca. Eu não sou hipocondríaca. Eu não estou exagerando. Eu tenho endometriose.

  • Março Amarelo é mais do que um mês, é um movimento! Juntas, podemos transformar dor em superação.

  • Cuide de você. Cuide da sua saúde! Seu sofrimento tem solução.

  • Cólica intensa não é normal! Março Amarelo alerta para os sinais da endometriose.

  • Março Amarelo: Endometriose não é frescura! Informação e diagnóstico precoce salvam vidas.

  • A dor pode ser invisível, mas sua força não! Março Amarelo é sobre lutar e não desistir.

Fontes

KRONFELD, Harrisson. How Did Endo Awareness Month Begin? Five Fast Facts. Disponível em: https://www.endofound.org/how-did-endo-awareness-month-begin-five-fast-facts.

REDAÇÃO. Março Amarelo: mês é marcado pela conscientização à endometriose. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/marco-amarelo-mes-e-marcado-pela-conscientizacao-a-endometriose.

SOARES, Ingrid. Março Amarelo: especialistas alertam para diagnóstico precoce da endometriose; conheça os sintomas. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/web/guest/w/mar%C3%A7o-amarelo-especialistas-alertam-para-diagn%C3%B3stico-precoce-da-endometriose-conhe%C3%A7a-os-sintomas.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Março Amarelo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/marco-amarelo.htm. Acesso em 12 de abril de 2025.

De estudante para estudante